Ribossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os ribossomos são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes. Elas tem como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula.
Eles podem estar agrupados em fila, com a ajuda de uma fita de RNA (formando os polirribossomos), espalhados no citoplasma (ou hialoplasma), ou grudados na parede do retículoendoplasmático, dando origem ao retículo endoplasmático rugoso. Vale lembrar que os ribossomos não contém uma membrana, ao contrário das mitocôndrias, por exemplo.
Sintetizando as proteínas e enzimas
Os aminoácidos presentes na célula são atraídos pelos ribossomos, que com o material genético rRNA (RNA ribossômico), vão construir grandes cadeias de proteínas, que posteriormente serão utilizadas em processosda própria célula.
As enzimas são produzidas nos ribossomos que estão colados ao retículo endoplasmático. De lá, elas vão para dentro do retículo, onde serão agrupadas em grandes numeros, depois “enviadas” para o complexo de golgi, onde serão finalmente expelidas da célula
InfoEscola » Biologia »
RNA
| Por Fabiana Santos Gonçalves |
O RNA é formado pelo ácido ribonucléico. O processo deprodução de uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA é chamado de transcrição. A produção de proteínas é feita por comandos do RNA, e este processo é chamado de tradução.
O RNA não possui a base nitrogenada Timina, em seu lugar está presente a Uracila.

Transcrição
A cadeia de DNA é separada através de enzimas que promovem a quebra das pontes de hidrogênio. Quando as hélices estãoseparadas, uma enzima chamada RNA polimerase une-se a uma das extremidades da fita, pois apenas uma fita é copiada, e segue pela cadeia, formando os pares: A->U e C->G. Ao término do processo, a molécula de RNA se desprende e as fitas de DNA voltam a se unir.
O começo e o fim de uma cadeia são limitados por seqüências específicas de gene, reconhecidas pela polimerase.

Tipos de RNA
RNAribossômico: O RNA ribossômico participa na produção de ribossomos, que por sua vez produzem proteínas. A região do DNA molde para esse RNA é chamada de região organizadora do nucléolo. Ao serem sintetizadas, as moléculas de RNA ribossômico se acumulam nessas regiões, formando os nucléolos.
RNA transportador: Este RNA transporta os aminoácidos até os ribossomos para a produção das proteínas. Oanticódon é uma região do aminoácido por onde a tradução começa e é formado por uma trinca de bases, onde o RNA transportador se emparelha ao códon, que é uma trinca complementar de bases do RNA mensageiro.
RNA mensageiro: O RNA mensageiro possui as informações para a síntese do RNA. Ele possui as trincas de bases nitrogenadas que definem os aminoácidos. O RNA transportador possui o anticódon, quevai se encaixar com o códon do RNA mensageiro. Por exemplo, se o códon for AAA, o anticódon será UUU, e o aminoácido formado será a lisina. Mas os RNAs só se encaixam se códon e anticódon forem correspondentes.

* 1. PROTEÍNAS Profª Maria Daniele Teixeira
* 2. PROTEÍNAS do grego protos = primeiro Moléculas mais complexas e funcionalmente sofisticadas macromoléculas resultantes dacondensação de moléculas aminoácidos através da ligação peptídica. polipeptídios que resultam na condensação de milhares de moléculas de aminoácidos. As sua macromoléculas possuem pesos moleculares variados desde alguns milhares até vários milhões.
* 3. Importância das Proteínas A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade Todas asenzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas Muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.
* 4. PROTEÍNAS Hormônios e receptores - Ex.insulina Enzimas -...
tracking img