Antigos ideais e novas possibilidades

Páginas: 8 (1851 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Antigos Ideais e Novas possibilidades


Jozélia de Jesus Magalhães
Maria Nilza de Miranda Neta[1]


Vivemos na Sociedade da Informação. Mas isso não significa que o acesso ás informações tornou-se plenamente democrático, apenas que nunca tivemos tanta informação disponível quanto agora. Esta constatação nos leva a refletir de como essa revolução tecnológica afeta asociedade. Hoje, o que se nota é que as pessoas não são apenas ser co-adjuvante, mas, protagonista neste caos midiático.
A revolução da comunicação através da Internet nem tinha se iniciado quando o canadense Marshall McLuhan (2003) cunhou a idéia de aldeia global para designar uma era de comunicação intensa que reuniria toda a terra em trocas de mensagens instantâneas. Profético, o autor já vislumbrava ohorizonte que norteia as relações de apreensão de sentido na contemporaneidade.
Nesse contexto, MCLUHAN (2003) previu o comportamento das pessoas numa era de excesso de informação, onde surgiria um novo tipo de memória, capaz de inter-relacionar assuntos de uma forma peculiar, e diferente da era regida pela escrita.
O pesquisador também fez considerações acerca da aldeia global, no que tangeà relação entre os diferentes meios de comunicação. Enquanto a escrita e o audiovisual experimentaram momentos de concorrência, onde um tentava conquistar a hegemonia em relação ao outro, nessa era dominada pela tecnologia a tendência é convergir. A Internet firma-se, então, como um conglomerado hipermidiático, onde são aproveitados diferentes suportes na direção de um componente único – ainformação.


“A história é antiga e se repete por ocasião do nascimento de cada nova mídia. O rádio, o cinema e a televisão, cada um no seu tempo, surgiram com conteúdos que reproduziam as mídias que os precederam. A medida que eles foram amadurecendo, os conteúdos tornaram-se aos poucos mais adequados ao formato do novo meio. Finalmente foram desenvolvidas formas próprias, como alinguagem radiofônica, a linguagem cinematográfica a linguagem televisiva, que exploram melhor as características de cada meio e permitem tirar o máximo de proveito de suas potencialidades”. PINHO, 2003 , p.181.

Dessa forma, o que McLuhan sinalizou se concretiza nos dias atuais, marcados pelo intenso fluxo de variadas informações via Internet, tornando o processo de significação e construção deidentidades cada vez mais dinâmicas e fluídas.
O advento da Internet é considerado revolucionário, principalmente pela proporção tomada por esse meio no âmbito social, apesar do pouco tempo de existência da navegação através da rede. Conforme Levy (2003),

A emergência da Internet a partir do final da década de 1980 e o surgimento da World Wide web em 1994 prolongaram aprecedente evolução da esfera pública, introduzindo ao mesmo tempo elementos radicalmente novos: a interconexão geral, a desintermediação e a comunicação de todos com todos. (LEVY, 2003, p. 369)

E ainda reforça Siqueira (2004), a tecnologia da informação, juntamente com o capitalismo introduziu nova forma de sociedade em rede. Hoje, a conexão na rede é uma exigência social para algunsmembros da sociedade real. Pois, em alguns contextos, um bom desempenho e/ou avanço social depende de se estar inserido em uma conexão de rede. Essa conexão poder ser comparada a uma teia na qual se tece informação com a finalidade de construir conhecimentos. Dessa forma, participa-se da chamada “ciência da rede”. Afirma, ainda, que os sistemas empresariais dependem muito da sua conexão, de como estãoconectados na rede e da forma como lidam com as informações para obtenção de produção e lucro.
Percebe-se que o tempo e o espaço, questões básicas da vida, perdem sua dimensão. Assim, como a interação “local-regional-global” se configura num “mundo globalizado”. M. Castells (2004) in Siqueira (2010) afirma que os vários processos se formam em um só, em tempo real em todo o planeta....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: Novas gerações no mercado de trabalho: expectativas renovadas ou antigos ideais?
  • Ideais antigos, dias atuais.
  • O mundo antigo/ Esparta e ideal Homérico
  • Twitter corporativo: novas possibilidades comunicacionais
  • Possibilidade de formação de uma nova mentalidade jurídica
  • Adaptação dos funcionários antigos as novas tecnologias
  • Minority Report a Nova lei e o ideal ético Kantiano
  • PIBID/HISTÓRIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!