rhghtdf

709 palavras 3 páginas
Instituto Federal Goiás - Curso Técnico em Mineração
Disciplina: Tratamento de Minérios II - Professora: Ana Morales C.

1- Título: Aula prática sobre análises química de minérios

2- Introdução:

Na aula prática de tratamento de minérios ministrada pela professora Ana Mercedes Morales no laboratório de mineração localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) do Campus Goiânia, foi realizada a análise química por determinação da densidade pelo método do Picnômetro, de uma amostra de minério de ferro, nesse caso de itabirito, proveniente da região do município de Mariana em Minas Gerais.

Método do Picnômetro é um método para determinar a densidade de elementos químicos que tenham alta porcentagem de um determinado elemento,

O itabirito é uma rocha metamórfica química finamente estratificada que é um importante minério de ferro (tem seu teor de ferro entre 50% e 55%). É composta quimicamente por sílica e ferro, com uma estrutura bandada alternadamente por silicatos geralmente quartzo (SiO2) e óxidos de ferro como a hematita (Fe2O3). Tem nome derivado do Cerro de Itabira (MG) e é muito importante como minério de ferro para indústria siderúrgica e muito encontrado no chamado Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

(Figura 1 - Rochas de Itabirito provenientes do município de Mariana-MG. Autor: Kaique R. Nogueira, 2013).

Análise química

Como não temos um laboratório químico disponível para a determinação do teor do minério, o mesmo será determinado a partir da sua densidade aparente.

Determinação da densidade aparente pelo método do picnômetro

onde:

Cálculo da porcentagem do mineral-minério

Minério de ferro: itabirito, composto por hematita (Fe2O3) + quartzo (SiO2)

Densidade: Hematita= 5,011; Quartzo= 2,65

Assim, o teor de hematita no itabirito é calculado através da equação:

Cálculo do

Relacionados