Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RFID – SISTEMA DE RÁDIO FREQUÊNCIA

RFID é abreviação para Radio Frequency Identification, ou numa tradução direta, Identificação por Rádio Frequência. Essa não é um tecnologia nova, sua origem remonta ao período da II Guerra Mundial, quando foi pela primeira vez utilizada para identificação de aeronaves. Mais recentemente na década de 80, pesquisadores ligados ao MIT- (Massachusetts Instituteof Technology), iniciaram uma pesquisa para formatar os padrões tecnológicos que permitiriam que a tecnologia passasse a ser usada em outras aplicações.
Entre as aplicações possíveis dessa tecnologia podemos citar: Controle patrimonial, logística e rastreamento de produtos, automação e controle de produção, controle de veículos e pessoas, controle de rouparia (uniformes, automação delavanderia, itens de cama e banho), etc.
O princípio de funcionamento da tecnologia RFID é o seguinte: uma fonte, normalmente chamada de antena/leitora, emite uma onda de rádio freqüência, podendo ter diferentes comprimentos de onda. Um outro componente, chamado transponder, tag ou mesmo de etiqueta RFID, ao receber o sinal da antena/leitora, responde emitindo um sinal que por sua vez é identificado pelafonte emissora.

Uma classificação básica para o sistemas RFID se refere a frequência de operação e também a respeito do tipo de tag/etiqueta RFID utilizada. As principais freqüências de operação são as seguintes:
• Sistemas de Baixa Frequência (30 a 500 KHz): utilizado para curta distância de leitura;
• Sistemas de Alta Frequência (850 a 950 MHz e 2,4 a 2,5 GHz): utilizado em sistemas em quese necessita uma maior distância e velocidade de leitura.

Quanto ao tipo de tag/etiqueta RFID utilizado, temos a seguinte classificação:
• Tags/etiquetas RFID passivas: são tags/etiquetas RFID que não possuem fontes próprias de energia. Assim, ao receberem o sinal de radio frequência da fonte emissora , parte dessa energia é transformada em corrente elétrica dentro da tag/etiqueta RFID, quepor sua vez gerará um sinal de resposta. Essa forma de funcionamento possui a vantagem de tornar a etiqueta/tag RFID mais barata, porém demanda que a fonte emissora seja de maior potência , pois apenas uma fração da energia irradiada pela antena/leitor RFID é efetivamente utilizada na resposta da tag/etiqueta RFID;
• Tags/etiquetas RFID semi-passivas: são tags/etiquetas RFID que possuem umabateria, mas que somente é ativada ao receber um sinal da antena/leitor. Assim, a energia da bateria é normalmente utilizada somente para alimentar o chip que as tag/etiqueta RFID possuem, enquanto que a energia utilizada para comunicação é a recebida pela antena/leitor;
• Tags/etiquetas RFID ativas: são tags/etiquetas RFID que possuem uma bateria, que alimenta tanto o chip quanto o sinal decomunicação. Assim, esse tipo de tag/etiqueta RFID consegue emitir continuamente seu sinal, independente do recebimento de um sinal de uma antena/leitora. Possuem um custo mais alto, porém podem ser identificadas a distâncias maiores, e possuem maiores recursos.

Destaca-se que acima foi considerado o conjunto antena/leitor como sendo um único componente, no entanto, constituí-se de fato de componentesseparados. Enquanto o leitor RFID realiza a codificação e decodificação dos sinais emitidos/recebidos, além de ser responsável por tratar os dados recebidos, a antena RFID possui como função propagar o sinal de radio freqüência no meio. Assim, um mesmo leitor pode possuir uma ou mais antenas.

Em vista dos desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, as aplicações da tecnologia RFID são as maisdiversas possíveis.


E onde isso pode ser útil?
O sistema de identificação por rádio frequência pode atuar em diversas frentes, que podem ir desde aplicações médicas e veterinárias até uso para pagamento e substituição de códigos de barras. Conheça agora algumas destas aplicações da RFID.
Pagamento via celular
Com a identificação por rádio frequência será possível realizar pagamentos...
tracking img