Rfid - radio frequency identification

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário




1 Introdução – O que é RFID? 2
2 O surgimento do RFID 2
3 Principais componentes 2
---3.1 Transponder ou Tag 2
---3.2 Antena 3
---3.3 Leitor ou Transceptor 4
---3.4 Impressora 4
---3.5 Controlador 4
4 Funcionamento de um sistema RFID 4
5 Freqüências de Operação 5
6 Segurança nos sistemas RFID 6
7 Principais Aplicabilidades de Sistema RFID 7
---7.1 Atuações do RFID naIndústria. 8
8 Custos e Principais Fornecedores. 9
9 Conclusão 11
10 Bibliografia 12






























1 Introdução – O que é RFID?

RFID significa Radio Frequency Identification ou identificação por radiofrequência. É, portanto, uma tecnologia que utiliza uma comunicação por radiofrequência, sem fios, para transmitir dados de um dispositivomóvel para um leitor.





2 O surgimento do RFID

O RFID é tecnologia antiga que surgiu para fins militares. Sua tecnologia tem raízes nos sistemas de radares que foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial para a identificação de Aeronaves quando os Aliados queriam distinguir seus próprios aviões dos inimigos (Eixo).

Nos anos 60, estudos levaram ao surgimento dos primeiros EAS(Electronic Article Surveillance) que tinham como objetivo impedir o furto no comércio e só nos anos 70 que a tecnologia RFID entrou em vigor. Uma de suas primeiras utilidades era destravar portas sem a ajuda de chaves. Com o investimento do governo americano sobre os estudos de RFID, foi construído um sistema de rastreamento de material radioativo e outro de rastreamento de gados de criação. No finalda década de 90 foi quando a tecnologia deu um salto para o campo industrial, quando a universidade americana Massachusetts Institute of Technology elaborou um código através do qual as informações passaram a ser armazenadas em chips.





3 Principais componentes

Um sistema RFID pode ser composto de inúmeros e diversos componentes dependendo do intuito ao qual este será utilizado,porém, existem alguns componentes que são considerados fundamentais:


3.1 Transponder ou Tag

O termo transponder vem da expressão TRANSmitter/resPONDER, e é mais conhecido como RF Tag. Sua estrutura básica é bem simples: um chip capaz de armazenar informações e uma resistência fazendo papel de antena, envoltos por algum material como plástico ou silicone, em um determinado formato(chaveiro, etiqueta, cartões, entre outros), e o seu propósito é de fisicamente anexar dados sobre um objeto.

Os principais fatores a serem observados na escolha de uma tag são o posicionamento, tamanho e formato, velocidade de leitura, redundância de leitura, requerimentos de informação, interferência de radiofrequência, colisões, readers e segurança.

As tags também podem ser divididasem Passivas, Ativas e Duas Vias:

• Passivas – são mais comuns por serem mais simples, baratas e terem maior usabilidade. Esses tipos de tags são identificados por não possuírem um transmissor, sendo assim, eles apenas refletem o sinal emitido pelo leitor. Sua fonte de alimentação é fornecida pelo leitor através de ondas eletromagnéticas e por isso não possuem baterias, o que aumenta a suavida útil;

• Ativas – são caracterizadas por terem um transmissor interno funcionando sempre com o auxílio de baterias. São capazes de emitir sinal, mesmo que a comunicação ainda seja feita pelo leitor. A grande maioria das tags ativas não é livre do uso dos leitores, fato que as diferenciam das tags do tipo duas vias;

• Duas Vias – são todas ativas, com uma bateria para seu consumopróprio, porém com uma diferença no fato do transponder não precisar necessariamente ser ativado por um leitor. As tags podem comunicar-se entre si.

O item mais importante de uma tag é o seu formato. Ele determina a aplicabilidade e o desempenho do sistema. Existem várias formas de se encapsular o chip ou a antena e a bateria em alguns casos, que podem ser de Plástico, Cartões, Vidro,...
tracking img