Radio frequency identification (rfid)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION (RFID)

Radio Frequency IDentication, significa Identificação por Rádio Frequência e basicamente é um sistema que utiliza a transmissão de ondas de rádio pararealizar comunicação de um dispositivo que contenha informações para realizar liberações de acesso ou leitura de dados deste dispositivos. É amplamente utilizado nos sistemas de controle de acesso depedestres, acesso de veículos, sistemas de transportes (exemplo pedágios), rastreamento de animais, área logística com informações em etiquetas eletrônicas (tag).

A principal vantagem datecnologia é, sem dúvida, que os tags não precisam de contato visual com os leitores. Aliado a ela, temos o fato de que é possível ler mais de uma etiqueta ao mesmo tempo. Dessa maneira, a rapidez com aqual são lidos os produtos cadastrados em estoque cresce surpreendentemente: desde que dentro da área de ação do leitor, muitos produtos podem ser lidos ao mesmo e em qualquer posição, estejam eles emmovimento ou não, criando um equipamento virtualmente perfeito para certas áreas, como, por exemplo, as de transporte e armazenamento. Além destas vantagens, há ainda a altíssima capacidade dearmazenamento, em relação a dispositivos para fins similares. A maioria dos tags utilizados atualmente já comporta 2KB de armazenamento - o que já é suficiente para comportar dados básicos do produto - e hápesquisas para um novo tipo de armazenamento que suportaria até 96 bits para identificação de um determinado item.

Como características negativas à tecnologia de RFID podemos citar os custoselevados por etiqueta produzida (atualmente, as etiquetas mais baratas são encontradas por, no mínimo, $0,15 [JAN/08]), a falta de uma entidade internacional para padronizá-la, a suscetibilidade àinterferência em determinados ambientes (pesquisas indicam que alguns metais interferem negativamente no desempenho das etiquetas).
Além desses existem questões que envolvem a segurança e privacidade...
tracking img