rffegg

786 palavras 4 páginas
O que comer e o que evitar para fugir do colesterol alto
Sem sintomas aparentes, mal exige alimentação regrada; veja cardápio
Camila Neumam, do R7
Texto:

Getty Image
Frutas, hortaliças e cereais estão entre os alimentos liberados para quem tem colesterol alto

Quem sofre com colesterol alto deve ficar muito atento ao que come. Evitar alimentos gordurosos e não fumar são medidas essenciais para quem quer ter vida longa, de acordo com os especialistas que falaram com o R7.

A gastroenterologista Marilia Gaboardi, responsável pela Área Comunidade da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, apontou os alimentos bons e os vilões para quem sofre do distúrbio, descartando os ricos em gordura e destacando os malefícios que o cigarro pode fazer.

- O fumo tem a propriedade de aumentar o fracionamento das gorduras no interior dos vasos, aumentando a concentração de LDL, o "colesterol mau", e reduzindo a de HDL, o "colesterol bom".

Depois de conhecer os ‘malfeitores’, experimente adotar a sugestão de cardápio para quem tem colesterol alto elaborado pela nutricionista Fernanda Scheer, especialista em Nutrição Funcional e Desintoxicação, que mostra quais são as melhores opções para diminuir a taxa de colesterol. O cardápio é apenas uma sugestão. Antes de adotá-lo, confira com o seu médico como anda a sua saúde.

O que pode e o que não pode na alimentação

A hipercolesterolemia, mais conhecida como colesterol alto, se caracteriza pelas altas taxas de colesterol encontradas no sangue (acima de 200 mg/decilitro). É mais comum entre pessoas com idade acima de 45 anos. Como não há sintomas aparentes, o diagnóstico só é feito por meio de um exame de sangue que se chama colesterol total e frações.

Veja abaixo quais alimentos são liberados e quais devem ser evitados:

Evite:

- Consumo de alimentos gordurosos como empadões, tortas e quiches, frituras e molhos cremosos
- Procure retirar a gordura aparente das carnes e a pele do frango,

Relacionados