RFC, RNP e CGI

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

CGI

O CGI (Comitê Gestor de Internet no Brasil) foi fundado em 31/05/1995 e é o órgão responsável pela integração de todas as iniciativas do serviço de internet do país. Entre suas atribuições estão o controle de registros dos domínios .br, a atribuição de blocos de endereços IP, a coleta de dados para geração de dados estatísticos, estabelecimento de diretrizes estratégicas relativas aodesenvolvimento da internet, entre outras.
O órgão possui representantes de vários ministérios do governo como Ciência e Tecnologia, Comunicações, Casa Civil, Defesa, Desenvolvimento, Planejamento, Agência Nacional de Telecomunicações e também representantes de provedores de acesso à internet, provedores de infra-estrutura, etc.


RNP

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) é umaorganização ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, com subdivisões estaduais, responsável pela rede acadêmica do Brasil através de um backbone que atravessa o país.
O RNP administra a rede IPÊ (mostrada abaixo), fundada em 2005, que é a infraestrutura de rede Internet voltada para ensino e pesquisa. Nesta rede, estão conectadas as principais universidades do país além de institutos de pesquisa,provendo um canal rápido de comunicação entre essas entidades. Essa rede também se liga com redes acadêmicas internacionais, como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).



Fonte: RNP.br
Atualmente a Rede IPÊ possui capacidade de transmissão de 233,2 Gpbs para a maioria dos pontos de acesso do país, capacidade essa que foi resultado de um acordo com a empresa detelecomunicações OI para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de interesse comum.





MODENS TELEFÔNICOS

Os modems telefônicos são dispositivos eletrônicos que fazem a conversão entre sinais analógicos e digitais. Eles conectam os computadores (máquinas digitais) com as linhas telefônicas (linhas analógicas) e utilizam a mesma faixa de freqüência da voz para se comunicar com os servidoresde acesso a internet através da infraestrutura de telefone já existente (cabos pelos postes). As operações realizadas pelos modems são a modulação (conversão de digital para analógico) e a demodulação (conversão de analógico para digital).
O funcionamento de um modem baseia-se na modulação da portadora analógica para carregar um sinal digital através da transmissão de sinais elétricos pelaslinhas telefônicas, representando os bits digitais que trafegam pela internet. Várias técnicas foram usadas ao longo da história do desenvolvimento dos modems para aumentar as taxas de transferência como:
- modulação por freqüência (FSK): as diferentes freqüências da portadora indicam qual é o valor do sinal digital contido representado;
- modulação por amplitude (ASK): as diferentes amplitudes daportadora representam qual é o valor do sinal digital representado;
- modulação de amplitude em quadratura (QAM): ambas as freqüências e amplitudes são modificadas para representar vários bits ao mesmo tempo.



Modulação a) por amplitude b) por freqüência

Esse tipo de modem foi projetado para utilizar a mesma faixa de freqüência usada pela voz na telefonia comum, ou seja, 0.3 a 3.4kHz.Devido a isso, esses modems não conseguem atingir altas velocidades de download/upload, comparativamente com modem DSL ou cable modem, e ocupam a linha telefônica enquanto conectados, impossibilitando o uso do telefone fixo em paralelo com a conexão internet.
Para o funcionamento desses modems é utilizada a mesma infraestrutura das redes telefônicas já existentes, que são cabos de cobre que conectamas casas com as centrais. Nessa técnica, existe um desperdício de banda, já que os cabos tem possibilidade de transmitirem freqüências muito maiores (cerca de 1 MHz, na maioria das vezes) e somente são usados cerca de 5Khz. Para utilizar o resto da banda disponível pelos cabos, foi desenvolvida a tecnologia dos modems DSL.

ADSL

A tecnologia DSL consiste no uso da própria infraestrutura...
tracking img