Revovação e Conservasdorismo no Serviço Social

566 palavras 3 páginas
A evolução do Serviço Social tem em [...] primeiro lugar, as marcas de origem no bojo do reformismo e conservador, e, em segundo lugar, acentuar como prática e sua justificação teórico-ideológica mudam de forma preservando, no entanto, seus compromisso sociopolítico com o conservadorismo [...](p17).
Se tornar uma profissão inscrita na divisão do trabalho na década de 30, atuando em um [...] movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulando à necessidade de formação doutrinaria e social do laicato, para uma presença mais ativa da Igreja Católica [...](p18).
O catolicismo achava que [...] “questão social”, antes de ser econômico-política, é tida como uma questão moral e religiosa [...] (p18). Assim a sociedade é vista como orgânica e unificado entre seus elementos. Acreditava assim que [...] Deus é fonte de justiça, e apenas uma sociedade passeada nos princípios cristão pode realizar a justiça social[...](p18).
Para estabelecer limites nos abusos e excessos de trabalho o Estado intervém na sociedade civil de formas legais reprimindo a exploração da força de trabalho e atua nos direitos de cada um. O Serviço Social surge de classes dominantes que se expressam atrás da Igreja, surge para [...] formação doutrinária e um aprofundamento sobre os “problemas sociais” de militantes, especialmente femininas, do movimento católico, a partir de um contato com o ambiente de operários [...](p19).
[...] O Serviço Social orienta-se para uma individualização do proteção legal, entendida como assistência educativa adaptada ao problemas individuais. Desconhecendo o caráter de classes dos antagonismos sociais, os efeitos desses antagonismos são considerados motivos relevantes para um tratamento sócio-educativo da clientela [...](p20). O Serviço Social possui o seu [...]caráter técnico-institucional voltado para uma ação educativa e organizadora entre o proletariado o urbano[...](p21) oferecendo um conjunto teórico e cientifico ao profissional, [...]

Relacionados