Revolução franvesa

2131 palavras 9 páginas
Revolução Francesa(1789-1815)
[pic](charge representando os três Estados)

A Revolução Francesa inaugurou o mundo contemporâneo, as grandes questões que o mundo discute hoje, a maneira de compreendê-las e tentar resolvê-las foi fruto desta revolução. Após a revolução surge um novo modelo de sociedade, com igualdade jurídica e governante submetidos às leis da Constituição, separação dos três poderes e caminho livre para o desenvolvimento do capitalismo e da indústria.

Essa Revolução não se limitou ao território francês, ela afetou todo o mundo ocidental, da Europa às Américas.Dos alfaiates baianos, aos estudantes alemães, o ideal revolucionário se espalhou pela Europa.

O Antigo Regime :
Em 1789 a França ainda era um país rural, havia 23 milhões de camponeses em um país com 26 milhões de habitantes. Os tributos feudais eram altos para os camponeses e pequenos proprietários, além disso, os camponeses ainda tinham que pagar o dízimo da Igreja. 4/5 de tudo que os camponeses produziam eram perdidos no pagamento de impostos. Os camponeses levavam uma vida de miséria, que parecia ainda mais acentuada, quando comparada ao luxo em que viviam os nobres.
A fome ainda era mais grave nas cidades, os trabalhadores urbanos, os sans-culotte que eram operários, artesão e donos de pequenas oficinas sofriam ainda mais que os do campo, o pão base da alimentação se tornou caro, quando faltava pão faltava comida e o povo passava fome.

Além disso, havia ainda os privilégios concedidos pelo rei a alguns burgueses que obtinham o monopólio de certos produtos. Livres da concorrência seus lucros eram cada vez maiores.As camadas da pequena burguesia, os profissionais liberais, como os advogados, médicos e professores queriam que os principais cargos públicos fossem ocupados por pessoas com mérito pessoal ao invés de serem reservados para os nobres.

Em 1786 a França assinou com a Inglaterra o tratado de Eden onde os dois países concordavam em reduzir as taxas alfandegárias sobre

Relacionados

  • Zona autônoma temporária
    16224 palavras | 65 páginas