Revolução Francesa + Inconfidência minheira

513 palavras 3 páginas
CONTEXTUALIZANDO...
Quando falamos da relação de um país com a França, na maioria das vezes, falaremos sobre a influência iluminista do contexto de alguma revolução ou no contexto da adoção de algum ideal. No Brasil, não é diferente.
A história francesa se confunde com a história brasileira ideologicamente no século XVIII. A Revolução Francesa eclodiu em 1789, mesmo ano de uma importante revolta no Brasil, a Inconfidência Mineira.
A Revolução Francesa não foi uma simples revolta que mudou somente a história da França. Ela não tinha ideais singelos que poderiam ser facilmente ignorados pelo resto do mundo. Foi um grande marco para a história, além de ter sido uma das mais importantes de toda a história mundial, marcou o fim da Idade Moderna e o começo da Idade Contemporânea.
A Grande Revolução e a Inconfidência Mineira ocorreram no mesmo século, o século das luzes. Essa foi a época em que as desigualdades sociais provocaram a produção de ideias inovadoras que se popularizaram na camada mais pobre da sociedade. Os ideais dos famosos pensadores franceses daquela época; dentre eles Montesquieu, Voltaire e Rousseau, foram a base do Iluminismo.
O movimento iluminista valorizava o conhecimento de todas as artes e ciências, a razão, defendia a tese de que os reis não eram representantes de Deus na Terra, a divisão dos poderes, a liberdade econômica, entre outros conceitos.
REVOLTA BRASILEIRA:
No Brasil, Minas Gerais passava pela crise aurífera ( de ouro) e o governo entendia que a falta de minério se dava por desvios feitos por pessoas da região. Com isso, intensificou a fiscalização e implantou a derrama. A derrama era uma taxação, era o pagamento da diferença de ouro que os mineiros tinham que pagar à coroa portuguesa.
A razão que realmente nos importa agora eram as causas externas para a Inconfidência. Naquela época, era comum famílias ricas mandarem seus filhos estudarem fora, na Europa. Foi assim que os conceitos iluministas chegaram no Brasil,

Relacionados