Revolucoes classicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciada com os gregos[->0], os quais foram a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a Geografia[->1] como ciência[->2] e filosofia[->3], sendos os maiores contribuintes Tales de Mileto[->4], Heródoto[->5], Eratóstenes[->6], Hiparco[->7], Aristóteles[->8], Estrabão[->9] e Ptolomeu[->10]. A cartografia[->11] feita pelos romanos[->12], à medida que exploravam novas terras, incluía novastécnicas. O périplo era uma delas, uma descrição dos portos e escalas que um marinheiro experimentado poderia encontrar ao longo da costa; dois exemplos que sobreviveram até hoje são o périplo do cartaginês[->13] Hanão o Navegador[->14] e um périplo do mar eritreu[->15], que descreve as costas do Mar Vermelho[->16] e do Golfo Pérsico[->17].
Durante a Idade Média[->18], Árabes[->19] comoEdrisi[->20], Ibn Battuta[->21] e Ibn Khaldun[->22] aprofundaram e mantiveram os antigos conhecimentos gregos. As viagens de Marco Polo[->23] espalharam pela Europa[->24] o interesse pela Geografia. Durante a Renascença[->25] e ao longo dos séculos XVI[->26] e XVII[->27], as grandes viagens de exploração reavivaram o desejo de bases teóricas mais sólidas e de informação mais detalhada. A Geographia Generalisde Bernardo Varenius[->28] e o mapa-múndi de Gerardo Mercator[->29] são exemplos importantes.
Durante o século XIX[->30] - especialmente a partir de 1870 -, a Geografia foi sendo discretamente reconhecida como disciplina e se tornou parte dos currículos universitários[->31]. Ao longo dos últimos dois séculos, a quantidade de conhecimento e o número de instrumentos aumentou enormemente. Há forteslaços entre a Geografia, a Geologia[->32] e a Botânica[->33].
No Ocidente[->34], durante os séculos XIX e XX[->35], a disciplina geográfica passou por quatro fases importantes: determinismo geográfico, geografia regional, revolução quantitativa e geografia radical.
O determinismo geográfico[->36] defendia que as características dos povos se devem à influência do meio natural. Deterministasproeminentes foram Karl Ritter[->37], Ellen Churchill Semple e Ellsworth Huntington. Hipóteses populares como a de que "o calor torna os habitantes dos trópicos preguiçosos" e "mudanças frequentes na pressão barométrica[->38] tornam os habitantes das latitudes[->39] médias mais inteligentes" eram assim defendidas e fundamentadas. Os geógrafos deterministas tentaram estudar cientificamente aimportância de tais influências. Nos anos 1930[->40], esta escola de pensamento foi largamente repudiada por lhe faltarem bases sustentáveis e por ser propensa (frequentemente intolerante) a generalizações.
O determinismo ambiental, impropriamente chamado determinismo geográfico constitui um embaraço para muitos geógrafos contemporâneos e leva ao ceticismo sobre aqueles que defendem a influência do meio nacultura (como as teorias de Jared Diamond[->41]).
Porém, o determinismo foi um reducionismo do pensamento do geógrafo Friedrich Ratzel[->42], o qual dizia que o meio influencia a história humana na medida em que pode oferecer mais ou menos acesso aos recursos naturais, mas não que determina o comportamento dos homens. Os autores deterministas foram criticados pelo geógrafo Vidal de LaBlache[->43] e outros representantes do possibilismo[->44], escola de pensamento que relativiza o papel das influências naturais sobre a sociedade com o argumento de que a natureza oferece apenas um conjunto de possibilidades de transformação das paisagens[1]. Seria na verdade uma complementação, uma continuação da teoria de Ratzel e não uma oposição, como a maioria enxerga e ensina, de forma simplista.
AGeografia Regional representou a reafirmação de que os aspectos próprios da Geografia eram o espaço e o lugar. Os geógrafos regionais dedicaram-se à recolha de informação descritiva sobre lugares, bem como aos métodos mais adequados para dividir a Terra em regiões. As bases filosóficas foram desenvolvidas por Vidal de La Blache[->45] e Richard Hartshorne[->46]. Vale a pena lembrar que enquanto...
tracking img