Revisão Sistemática Sobre Timetabling

15835 palavras 64 páginas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TIMETABLING

Bruna Thabata Ribeiro de Souza

Palmas
2013
RESUMO

Revisão Sistemática (RS) é um tipo de estudo secundário com a finalidade de identificar, avaliar e interpretar todo o material relevante de um determinado tema. Uma RS deve possuir critérios avaliativos explícitos e bem definidos, possibilitando que outros pesquisadores possam avaliar e/ou refazer a RS. Este trabalho apresenta o planejamento e a execução de uma Revisão Sistemática sobre o problema de Timetabling (TT). O objetivo desta RS é conhecer o problema e os tipos de TT, os conceitos relacionados e investigar as técnicas utilizadas para resolvê-lo. São apresentados os resultados obtidos através da RS e as considerações finais acerca dos resultados e uma proposta de trabalho futuro que visa a melhoria da Revisão Sistemática realizada.

PALAVRAS-CHAVE: Revisão Sistemática; Timetabling; Técnicas
LISTA DE TABELAS

LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Há mais de 40 anos o Timetabling vem atraindo a atenção da comunidade de Pesquisa Operacional e de Inteligência Artificial. Timetabling é um tipo especial de Schedulling (Agendamento) e pode ser definido através de quatro parâmetros, que são: T (Times), conjunto finito de horários; R (resources), conjunto finito de recursos; M (meetings), conjunto finito de eventos; e C (constraints), conjunto de restrições. Pode ser definido ainda como a alocação (passível de restrições) de determinados recursos para serem colocados num espaço de tempo, satisfazendo o máximo possível de objetivos desejáveis.
As Revisões Sistemáticas começaram a ser fortemente utilizadas nas décadas de 1970 e 1980, quando migraram das ciências sociais para a medicina, e desde então passaram a ter um status metodológico importante nas ciências da saúde. Atualmente

Relacionados

  • trablaho
    45682 palavras | 183 páginas
  • Oposição e Obstrução na Câmara dos Deputados
    65055 palavras | 261 páginas
  • Pesquisa Operacional
    218917 palavras | 876 páginas