REVISÃO LITERÁRIA IATF EM BOVINOS

4197 palavras 17 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. CICLO ESTRAL 3
3. PROTOCOLOS E HORMÔNIOS UTILIZADOS 6
4. CONDIÇÃO E ESTADO CORPORAL 8
5. VIABILIDADE ECONÔMICA DA IATF 9
6. CONCLUSÃO 10
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

Nevez et. al. (2010) garante que a reprodução animal é um dos fatores de maior importância e afeta diretamente a eficiência e a rentabilidade dos sistemas produtivos. Diz ainda que a taxa de concepção nos ruminantes domésticos depende da manifestação do estro, que inclui todo um condicionamento fisiológico prévio de que a fêmea está apta a ovular e manter o desenvolvimento embrionário.
A pecuária de corte exige dos produtores máxima eficiência para garantia do retorno econômico. Desta forma, elevados índices de produção, associados à alta eficiência reprodutiva, devem ser metas que norteiam os técnicos e criadores a alcançarem maior produtividade e satisfatório retorno econômico na atividade. Neste contexto, a otimização da eficiência reprodutiva é um dos principais fatores que contribuem para a melhora da performance produtiva e da lucratividade dos rebanhos bovinos (VASCONCELOS, J.L.M.; MENEGHETTI, M. 2008)
Existem inúmeras vantagens na utilização da Inseminação Artificial a Tempo Fixo (IATF) em bovinos de corte. Dentre as vantagens destacam-se a possibilidade de antecipação da concepção/parição, a produção de terneiros mais pesados, por serem mais velhos e filhos de touros de mérito genético superior. Entretanto, para a escolha do protocolo mais adequado deve-se considerar fatores fisiológicos, os objetivos da sincronização e o custo de realização do protocolo (GOTTSCHALL et. al. 2011).
O mesmo autor ainda afirma que tradicionalmente a idade média ao primeiro serviço das novilhas do rebanho de corte brasileiro ocorre aos três anos, assim a evolução dos sistemas pecuários brasileiros com a redução da idade ao primeiro serviço e obtenção de elevadas taxas de prenhez é necessária para a manutenção da viabilidade econômica da

Relacionados

  • Pesquisa
    40746 palavras | 163 páginas