Revisao Bibliografiva

1621 palavras 7 páginas
O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Fundamentos de Marketing tem como principal objetivo discutir o conceito de marketing e a sua evolução.
A realização deste projeto baseou-se em artigos científicos publicados em jornais académicos que foram pesquisados na base de dados: Proquest.
Para uma adequada discussão sobre o tema e,consequentemente, para uma eficaz elaboração do trabalho proposto, entendeu-se que a melhor forma de organização do conteúdo seria por ordem cronológica. Começou-se por discutir a definição de marketing desde o início do século XX, explorando-se estes conteúdos até à primeira década do novo milénio. Fundamentos de Marketing | Ano Lectivo 2012/2013
4
Evolução do Conceito de Marketing
Tal como referido anteriormente, na introdução do presente trabalho, a evolução do conceito de marketing far-se-á dos conceitos mais antigos até aos mais recentes.
Assim, iremos começar a discutir a definição de marketing no início do século XX, e o contexto onde esta surgiu.
Segundo Weeks & Marks, (1969) na primeira metade do século XX, os gestores das empresas tinham como principal enfoque a produção. Para obterem uma vantagem competitiva, estes tinham de oferecer um produto idêntico a um preço mais baixo e, para isso, era necessário produzir o máximo ao mínimo custo (Weeks & Marks, 1969) . Esta abordagem, naquela altura, era claramente a mais adequada, uma vez que o mercado era caracterizado pela escassez, pelo grande aumento da população e pelo reduzido poder de compra (Weeks & Marks, 1969) . Assim, a função do departamento de marketing era fazer com que os produtos chegassem ao consumidor final (distribuição), sendo o que está refletido na definição da AMA (1935).
Mas já nos anos 50 surgiu um novo ambiente de negócios, onde o mercado era caracterizado por consumidores mais informados, com um maior nível de educação e com um maior poder de compra (Weeks & Marks, 1969). Por consequência, surgiram académicos

Relacionados