Revisao av1 estrutura de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho para a AV1 - Paradigmas de Análise e Desenvolvimento de Software
Campus : Madureira - Sistemas de Informação – 2º Período – Noite
Componentes da dupla:
Flávio Corrêa Antunes – Mat: 201201542596
Honer Pereira – Mat: 20120182468

EXERCÍCIOS
1.1 Uma pesquisa on-line sobre “linguagens de programação” produzirá links para fontes de informação confiáveis de todas as linguagens deprogramação importantes do passado e do presente. Para cada uma das seguintes linguagens, use a Internet para aprender algo sobre ela. Escreva, com suas próprias palavras, um breve resumo (um parágrafo) das suas características diferenciais, assim como sua relação histórica com outras linguagens que a precederam ou seguiram.
(a) Eiffel - É uma linguagem de programação orientada a objeto, seu nomeé uma referencia a Torre Francesa, ela possui conceitos de algumas linguagens também orientadas a objetos como Simula 67 e CLU.
(b) Perl - Linguagem de programação multiplataforma (Unix, Windows, Macintosh...), sendo seu uso muito usado em desenvolvimento Web.
(c) Python - Linguagem orientada a objetos, imperativa, de alto nível
1.2 Dê um exemplo de um comando em C, C++ ou Java, que sejaespecialmente ilegível. Reescreva esse comando em um estilo mais legível. Por exemplo, você já viu a expressão A[i++] em um programa C/C++?
Resposta: o código abaixo é muito ilegível:
int i = j =3;
for(;i<j*3;i++,j--) { printf(“\ni = %d, j = %d”,i,j); scanf(“%d”,&i);}
calcvalorMEDIO(n,i,j);
 Já o mesmo código, escrito de maneira mais bem-comportada, é mais fácil de ser compreendido: 
inti,j;
for(min = 3, max = 3; min < (max*3); max--) {
    printf(“\ni = %d, j = %d”, min, max);
    scanf(“%d”, &min); }
media(num, min, max);
1.3 Código ilegível não é algo exclusivo de C, C++ e Java. Considere as seguintes opiniões fortemente defendidas sobre as fraquezas de determinadas linguagens nas últimas quatro décadas ou mais:
“É praticamente impossível ensinar boa programaçãoa alunos que tiveram uma exposição anterior a BASIC; como programadores em potencial, eles ficam mentalmente mutilados além da esperança de regeneração.” E. Dijkstra
“O uso de COBOL enfraquece a mente; seu ensinamento, portanto, deve ser considerado como ofensa criminal.” E. Dijkstra
“APL é um equívoco levado à perfeição. É a linguagem do futuro para as técnicas de programação do passado: elacria uma nova geração de programadores preguiçosos.” E. Dijkstra
“Não existe agora, e nem existirá, uma linguagem de programação na qual seja difícil
escrever programas ruins.” L. Flon
(a) Dijkstra parece não ter muita consideração com Basic, Cobol ou APL. Entretanto, ele teve muita consideração com Algol e suas sucessoras. Faça uma leitura efi caz na Internet para determinar quais ascaracterísticas gerais que Algol possuía que a tornava superior a linguagens como Basic, Cobol e APL.
Resposta: As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalingüística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
(b) O que Flon quer dizer com essa últimadeclaração? As linguagens de programação são inerentemente imperfeitas? Ou ele está sugerindo que os programadores são inerentemente ineptos? Ou existe uma interpretação intermediária a essas duas? Explique.
Resposta: Existe uma interpretação intermediária a essas duas.
1.4 Dê uma característica de C, C++ ou Java que ilustre a ortogonalidade. Dê uma característica diferente da discutida no texto queilustre a não-ortogonalidade.
Calculo de uma raiz quadrada Squirt(9);
1.5 Duas implementações diferentes de uma linguagem são incompatíveis se houver programas que sejam executados de forma diferente (dão resultados diferentes) sob uma implementação em relação à outra. Após ler em um site e em outras fontes sobre versões anteriores de Fortran, você pode determinar se ela tinha versões...
tracking img