Revezamento atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATLETISMO - REVEZAMENTO


Trabalho realizado pelos alunos do quinto semestre do curso Educação Física da matéria: Atletismo I, para compor nota.




Revezamento
As corridas rasas de 100 a 400 metros deram ensejo à regulamentação de formas de revezamento, onde, além do valor individual, aparece o trabalho em equipe, no caso composta por quatro corredores. Essa afirmativa tem maiorverdade, quando nos referimos ao revezamento de 4 x 100 metros, onde a transferência do bastão, de um corredor para outro, deve ser feita em grande velocidade e exige portanto, um bom entrosamento entre cada dupla em ação. É o que se denomina técnica da passagem do bastão (BARROS & DEZEM, pág.43, 1990).
Existem diversas formas de executar a passagem do bastão. Essas passagens são conhecidas como,passagem por baixo com troca de mão, passagem por cima e passagem por baixo sem troca de mão (BARROS & DEZEM, pág.43, 1990).

Passagem por baixo com troca de mão: É a forma em que o entregador faz a passagem no movimento da ida do seu braço para frente. Estende o braço e coloca o bastão do companheiro, de baixo para cima. O recebedor nesse momento estende seu braço para trás e para baixo, abrindonaturalmente a mão com a palma voltada para trás (BARROS & DEZEM, pág.43, 1990).
A passagem do bastão, em geral, é feita da mão esquerda para a direita. A extensão do braço, tanto de quem vai entregar, como de quem vai receber, deve ser feita apenas no momento da passagem. O recebedor, que nesse momento tem a ponta livre do bastão para trás, passa-o para a mão esquerda, ficando com a mesma parafrente (BARROS & DEZEM, pág.43, 1990).

Passagem por cima: Essa forma deve ser a preferida pelas equipes que não pretendem fazer a troca de mão. O primeiro corredor sai com o bastão na mão direita e corre o percurso de curva, por dentro, entrega o bastão na mão esquerda do segundo corredor, que por correr em linha reta, pode fazê-lo mais para fora. Este entrega o bastão na mão direita do terceiroque também corre o percurso em curva, portanto por dentro. O quarto, é novamente corredor de reta e pode, também abrir um pouco, recebendo o bastão na mão esquerda, Não haverá o problema de ponta do bastão livre, pois esta, estará sempre à frente (BARROS & DEZEM, pág.44, 1990).
O entregador passa o bastão de cima para baixo, isto é, no retorno de seu braço. O recebedor coloca sua mão com a palmapara cima, elevando-a um pouco mais quando estende o braço para trás (BARROS & DEZEM, pág.44, 1990).

Passagem por baixo sem troca de mão: A passagem por baixo sem troca de mão aparece também em algumas equipes, mas a nosso ver, apresenta alguns inconvenientes, tais como:
a) Necessidade de acerto da ponta livre do bastão, que está para trás e deverá passar para frente. Isso pode ser feito comum toque da mão contraria ou toque do bastão no próprio corpo do corredor. Não nos parece a melhor condição, principalmente pela falta de segurança que a situação apresenta;
b) Entrega de mão sobre mão.
Isto significa que o entregador coloca o bastão na mão do recebedor, avançando mais a sua. As duas mãos se sobrepõem a e ponta livre ainda continuam para frete. Há, portanto, necessidade demaior precisão no ato da passagem (BARROS & DEZEM, pág.44, 1990).

Relacionamento entre cada dupla.
O regulamento do revezamento de 4 x 100 metros, permite que o corredor que vai receber o bastão inicie a sua corrida, até 10 metros antes da zona de passagem. Esse corredor inicia essa corrida quando o companheiro que vai entregar-lhe o bastão, passar pela marca previamente preparada por eles efeita no solo com risca ou fita adesiva, conforme o tipo de pista. É a chamada marca de controle da dupla, ela pode variar de acordo com o relacionamento existente entre a possibilidade de aceleração de quem vai receber o bastão, com a velocidade de quem vai entregá-lo (BARROS & DEZEM, pág.45, 1990).
Genericamente podemos dizer que varia de 16 pés, para equipes principalmente ou mesmo equipes que...
tracking img