Revezamento 4x100m e 4x400m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Corrida de Revezamento


1º ANO EDUCAÇÃO FISICA
PROFº NELSON PARISE



4 x 100 M e 4 x 400 M
1- CONSIDERAÇÕES
A primeira prova oficial de revezamento aconteceu na Filadélfia, em 1893.
A corrida de revezamento consiste em percorrer certa distância por etapas, sendo cada etapa coberta por um corredor, que é substituido na pista pela passagem de umbastão para outro, dentro de uma área limitada denominada Zona de Passagem de Bastão, isto é 10 metros antes e 10 metros depois da linha de passagem de cada um dos 100 metros que constitui cada uma das etapas da prova.
É uma prova que desenvolve o espírito de equipe. Atualmente, são praticados oficialmente as provas de 4 x 100 metros e 4 x 400 metros, para homens e mulheres. As provas constituemem uma corrida realizada por uma equipe formada de 4 corredores, na qual cada um deles percorre uma distância, conduzindo um bastão. Este bastão é passado de mão em mão entre todos os componentes da equipe.
2- MODOS DE SEGURAR O BASTÃO NA PARTIDA
Várias são as maneiras que o 1º homem de uma corrida de revezamento pode segurar o bastão quando usa a partida baixa. Em princípio, o bastão serásegurado pela mão esquerda, de modo que, na passagem, não haja possibilidade de cair ao solo nem provocar o desequilibrio ao atleta. Na partida, o bastão pode ser segurado pelo indicador, pelos dedos médios e anular, entre os dedos polegar e indicador, e de outras formas. O mais importante é segurar bem firme bastante aproximado do centro.
3- FORMAS DE PASSAGEM DO BASTÃO
Há dois tipos depassagem de bastão
a) Passagem não visual ou às cegas;
b) Passagem visual

a) PASSAGEM NÃO VISUAL OU ÀS CEGAS
A passagem não visual é empregado nos revezamentos de velocidade intensa (4 x 100) e nela o recebedor, após iniciar a corrida não olha para o bastão a fim de não perder velocidade com o movimento de cabeça. Assim sendo a maior responsabilidade de passagem esta com o entregador.b) PASSAGEM VISUAL
A passagem visual é empregado nos revezamentos de 4 x 400 metros, e nela o recebedor permanece olhando para o entregador até arrancar o bastão de sua mão. Essa passagem é usada em virtude de o entregador já vir cansado e não obriga o recebedor a sair da marca em grande velocidade.
4- PROCESSOS DE PASSAGEM

4.1- PASSAGEM NÃO VISUAL
A) OLIMPICO OU AMERICANO
Consiste emapoiar a mão no quadril pela ponta dos dedos, palma da mão para cima, dedo polegar aberto e cotovelo projetado para a frente.
Variação – dedo polegar aberto apoiado no quadril, demais dedos unidos, palmas da mão para trás, cotovelo projetado para a frente.

B) FRANCES
Braço estendido para trás com torção da mão para fora, palma da mão para cima, dedo polegar aberto.
Uma variação do processofrances consiste / em levar o braço para trás, palma da mão para cima (dedo polegar aberto e para cima).

C) ALEMÃO
Usam-se os processos Alemão ou Frances.

5- TIPOS OU ESTILOS DA PASSAGEM DO BASTÃO
Há dois estilos para a passagem do bastão – o Frances ou descendente e o Alemão ou ascendente.
a) FRANCES OU DESCENDENTE
O corredor que vai receber o bastão, ao ouvir o sinal docompanheiro que esta na posse do objeto, estende para trás dos braços, previamente determinado, colocando a mão com a palma voltada para cima com os dedos unidos à excessão do polegar, que se afasta dos demais, colocando-se em posição de recepção. O bastão é colocado através de um movimento de cima para baixo e pela extremidade livre do mesmo, na mão do receptor.
Vantagem – É uma maneira como o bastão écolocado sobre a mão do companheiro possibilita um espaço livre maior, o que facilita a entrega seguinte.
b) ALEMÃO OU ASCENDENTE
Para receber o bastão, o corredor coloca o braço de ação semi-flexionado para trás, com a palma da mão voltada para o companheiro que se aproxima, tendo os dedos unidos, exceto o polegar, que forma uma letra “V” voltada para baixo, em direção ao solo. Dessa forma o...
tracking img