Revenido

Páginas: 2 (480 palavras) Publicado: 23 de junho de 2011
Revenido ou revenimento é um tratamento térmico utilizado em aços temperados que possuem estrutura martensítica. A têmpera realizada tende a tornar o aço excessivamente rígido e frágil, além de criartensões internas, a utilização do revenido se faz necessário para obtenção de propriedades mecânicas específicas (aumento de tenacidade e ductilidade), alívio das tensões resultantes de tratamentoanteriores, além da garantia da estabilidade dimensional da peça.
O revenimento é realizado em diversas faixas de temperaturas sub-críticas, nas temperaturas mais baixas (150ºC-200ºC) temos umpequeno aumento de tenacidade, em faixas mais elevadas (acima de 450ºC) existe um aumento significativo da tenacidade, entretanto há uma redução na dureza da peça. Já em temperaturas intermediárias(260ºC-370ºC) ocorre à fragilização da martensita revinida, microestrutura obtida no tratamento do revenido, devido à redução da tenacidade e ductilidade da peça.
Com base em estudosmetalográficos, o tratamento térmico do revenido é divido em 3 estágios:
1º estágio (100ºC-250ºC): Ocorre à formação dos carbonetos de transição metaestáveis (carbeto ε), pequena redução da dureza e pequenoaumento da tenacidade. Este estágio é chamado de alívio de tensões, por não se detectar alterações microestruturais.
2º estágio (200ºC-300ºC): Ocorre à transformação da austenita retida, quandoesta existir, em cementita e ferrita, neste estágio há uma redução significativa da dureza.
3º estágio (250ºC-350ºC): Ocorre à transformação dos carbonetos de transição em cementita, reduçãoacentuada da dureza. Tal redução de dureza se deve ao fato de matensita perde a sua tetragonalidade.
Existe ainda um estágio adicional em que ocorre o fenômeno de endurecimento secundário emtemperaturas elevadas (500ºC-600ºC), este fenômeno consiste na precipitação de carbonetos de elementos de liga.
Analisando os estágios mencionados, é possível notar que no revenido ocorre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REVENIDO
  • revenido
  • Efeito Do Revenido
  • Fragilidade do revenido
  • tempera e revenido
  • tempera e revenido
  • Tempera e Revenido a 150°
  • Tempera e revenido no aço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!