REVELA13 Exp8

3911 palavras 16 páginas
Periódico de Divulgação Científica da FALS
Ano VI - Nº XIII- JUL / 2012 - ISSN 1982-646X

SONDAGEM DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS HIPÓTESES DE
ESCRITA

Rosemeire Fernandes
Aluna do 3ª A do Curso de Pedagogia da FALS.
Orientação: Profª Ms. Eliane A. Bacocina
Inicio este trabalho de pesquisa bibliográfica, acompanhado de atividades práticas, falando brevemente sobre a pesquisa desenvolvida por Emília Ferreiro e as características de cada fase do desenvolvimento pelas quais a criança passa em seu processo de alfabetização.
Sigo apresentando meus colaboradores e o motivo porque foram escolhidos. Na sequência, justifico a escolha dos grupos de palavras utilizadas, tendo o objetivo à realização de sondagens de alfabetização.
Em seguida, apresentarei a escrita das crianças pesquisadas e descreverei de forma detalhada em nível de desenvolvimento e a fase de escrita em que se encontravam cada uma delas. Explanarei a pesquisa, comentando cada item nos seguintes capítulos.
Cap. I – Alfabetização e as fases do desenvolvimento.
Cap. II – Meus colaboradores.
Cap. III – Como realizar uma sondagem.
Cap. IV – Apresentação da escrita dos colaboradores.
Após a exposição estruturada em capítulos, apresentarei as considerações finais, obtidas em informações decorrentes. Finalizando com as referências bibliográficas.

1. ALFABETIZAÇÃO E AS FASES DO DESENVOLVIMENTO.
“A mais básica de todas as necessidades de aprendizagem continua sendo a alfabetização” - Emília Ferreiro.
Pelo que me parece, vivemos em uma realidade atual muito equivalente aos motivos que levaram Emília Ferreiro, na década de 80, juntamente com Ana Teberosky, ambas discípulas de Piaget, iniciaram estudos que trouxessem respostas alguns dos problemas da alfabetização.
Ferreiro lutava contra a evasão, a exclusão dentro do espaço escolar. Hoje houve um avanço dentro do espaço escolar, programas que possuam interesse apenas eleitoreiro e não político-social como prometem, aglomeram alunos em salas de aula visando seus

Relacionados