Reuso de agua da chuva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMC
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES








REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA








MOGI DAS CRUZES
2012

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO - CAU
DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE
PROF. FERNANDO CLARET











NOME DOS GRUPOS

DIANA NASCIMENTO
MAYARA JESUS
RUANA DE CASSIA
SHEILA SILVEIRA
TAIRINE NUNES
THIAGO MENDES






ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO

2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVO

4. ESTUDO DE CASO

5. MATERIAIS E MÉTODOS

6. PROPOSTA

7. RESULTADOS

8. CONCLUSÃO

9. BIBLIOGRAFIA












1-INTRODUÇÃO
A água encontra-se disponível sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza, cobrindo cerca de 70% da superfície do planeta. É encontrada principalmente no estadolíquido, constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Todos os organismos necessitam de água para sobreviver, sendo sua disponibilidade um dos fatores mais importantes a moldar os ecossistemas.
É fundamental que os recursos hídricos apresentem condições físicas e químicas adequadas para sua utilização pelos organismos, eles devem conter substâncias essenciais à vida além deestar isentos de outras substâncias que possam produzir efeitos deletérios aos organismos que compõem as cadeias alimentares. Assim, disponibilidade de água significa que ela está presente não somente em quantidade adequada em uma dada região, mas também que sua qualidade deve ser satisfatória para suprir as necessidades de um determinado conjunto de seres vivos.Atualmente, com o aumento dademanda devido ao crescimento populacional, a água tem se tornado um recurso natural cada vez mais escasso. Uma das maneiras viáveis para a minimização do problema é a captação de água de chuva, onde a água captada pode ser utilizada para fins domésticos, tais como descargas em vasos sanitários, torneiras de jardins, lavagens de roupas, de calçadas, automóveis e até para o consumo humano, desde quereceba o devido tratamento.
Com um sistema de captação de água de chuva é possível reduzir o consumo de água potável e consequentemente os gastos, minimizar alagamentos, enchentes, racionamentos de água e ainda preservar o meio ambiente reduzindo a escassez dos recursos hídricos, além de minimizar o arraste de lixos e resíduos de automóveis para os corpos hídricos através das águas pluviais.
Opresente artigo tem como objetivo mostrar as vantagens em se utilizar sistemas de captação de água de chuva
2-JUSTIFICATIVA
A reutilização ou reuso de água ou ainda em outra forma de expressão, o uso de águas residuárias, não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Há relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação.Contudo, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância. Neste sentido, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de resíduos e do consumo de água.
O reuso da água reduz ademanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Esta prática, atualmente muito discutida e posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico. Desta forma, grandes volumes de água potável podem serpoupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir de água dentro dos padrões de portabilidade.
O reuso de água para lavagem de veículos pode colaborar com o aumento da oferta de água potável para o abastecimento da população. Pesquisa do engenheiro Eduardo Bronzatti Morelli aponta que os...
tracking img