Rhfnbd

646 palavras 3 páginas
O TREINO PERSONALIZADO NAS PISCINAS
Autor: Cristina Jorge, Janeiro de 2002
Nos dias que decorrem, as piscinas «sofrem» de uma afluência quase desmedida de sujeitos, que por indicação médica, senso comum, ou até mesmo porque está na moda, as procuram constantemente.
Quem já trabalha em piscinas apercebe-se deste facto, além disso a população é preferencialmente mais idosa e com características muito particulares! Normalmente não sabem nadar ou não têm segurança no meio aquático, daí a grande procura das classes de hidroginástica, uma vez que não há necessidade de mergulhar a cabeça, são mais divertidas e permitem uma maior socialização.
No entanto, a variedade e características particulares de cada aluno, são as mais discrepantes, quando comparado com outras classes de fitness. Assim, surge a necessidade do treino personalizado, com o intuito de melhorar a qualidade de vida, através da solução mais saudável! Através do exercício físico rigorosamente controlado e adaptado a cada cliente.
O treino personalizado oferece resultados mais rápidos e eficazes, devido à rentabilização de tempo e orientação aos objectivos do cliente.
A
motivação e acompanhamento são sistemáticos, o que se reflecte a nível da saúde física, psicológica e social.
Podemos estabelecer os objectivos a curto prazo, como por exemplo: ganhar confiança no meio aquático; a médio prazo já poderemos incluir uma adaptação ao meio aquático que implique um deslocamento em decúbito dorsal ou ventral. Se falamos de objectivos a longo prazo, podemos falar de treino das componentes da condição física ou aperfeiçoamento das técnicas de natação. Desta forma, para ser possível oferecer um melhor serviço aos nossos clientes, é impreterível uma abordagem inicial que inclua uma avaliação a nível da postura e, em termos aquáticos, verificar o equilíbrio
(vertical e horizontal), a respiração (ou nível de controlo dos reflexos de defesa), a propulsão, a lateralidade,
entre

Relacionados