REUMO DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

763 palavras 4 páginas
O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional (autora: Marilda V. Iamamoto)
Não é todo mundo que tem tempo para ler todas as obras indicadas pelos professores, na íntegra.
Eis um resumo de uma das "bíblias" do Serviço Social, que pode ser encontrado na internet, no site: http://www.oboulo.com/ , sem autoria mencionada:

Introdução
Na introdução do livro a autora irá fazer uma análise dos tempos atuais, focalizando o serviço social dentro deste contexto. Num primeiro ângulo demonstrando que há um momento de desafios, onde não há facilidades, porém não podemos deixar de lutar por nossos sonhos.
“(...)os assistentes sociais são desafiados neste tempo de divisas, de gente cortada em suas possibilidades de trabalho e de obter seus meios de sobrevivência, ameaçada na própria vida”(p.18).
Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável. Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
A primeira parte do texto irá cuidar das repercussões do mercado de trabalho do assistente social
Já na segunda irá tratar de recuperar alguns dos recursos teóricos para explicar o processo de trabalho em que se insere o assistente.
Sintonizando o Serviço Social com os novos tempos
Neste tópico Iamamoto, irá explicitar os pressupostos para uma análise da profissão nos dias de hoje.
O primeiro pressuposto diz que “devemos romper com a visão endógena, focalista, uma viso de dentro do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos”(p.20).
Pois o assistente social hoje irá formular e participar das políticas publicas, bem com irá atuar na gestão das políticas sociais.
Iremos ser o profissional que irá romper com a rotina institucional e buscamos aprender o movimento das realidades para detectar tendências e possibilidades de inovações

Relacionados