Resumão Sociedade Midiatizada

508 palavras 3 páginas
Resumão Sociedade Midiatizada!!
Sociedade Midiatizada é fundamentada em onze textos escritos por autores que analisam os processos sociais atualmente influenciados pelas mídias. A abordagem dos textos se dá sob o ponto de vista tecnológico e capitalista, de como, através das mídias, a tecnologia transforma os modos pelos quais a sociedade evolui. Os autores colaboradores da obra levantam ainda a discussão sobre até que ponto as identidades e as tradições (cultura) resistem ao impacto de novas tecnologias e como elas interferem em aspectos sociais como, escalas de valor, padrões de sociabilidade e sistemas de educação.
Em A tirania do fugaz: mercantilização cultural e saturação midiática, segundo capítulo da obra, Dênis de Moraes complementa as indagações de Sodré analisando como a sociedade não consegue sobreviver sem as tecnologias que atualizam as informações em um tempo em que a urgência e a velocidade são implacáveis. Ele denomina como “delírio espacial” a navegação incessante em ambientes virtuais e questiona o excesso de transmissões já que a sociedade não consegue absorver todos os estímulos e ofertas que recebe. As mídias estão por toda parte, no trabalho, no lar, no lazer e este excesso de mídia que se produz, tem objetivo de inserir a cultura na lógica do lucro, na qual a mídia passa a oferecer emoções para provocar identificações sociais e promover o impulso da compra.
Marc Augé destaca no quinto capítulo Sobre modernidade: do mundo tecnológico de hoje ao desafio essencial do amanhã, que as mudanças do mundo tecnológico compõem o desafio de observar e identificar a relação que permite passar de individuo à coletividade. A mudança das condições de observação do indivíduo leva a três movimentos complementares que favorecem pontos de vista diferentes, a sobremodernidade uma lógica do excesso de imagens, de informação e do individualismo. Os não- lugares os espaços onde a leitura da identidade dos indivíduos que os ocupam não pode ser realizada, são os

Relacionados