Resumoooo Sistema Respirat Rio

47643 palavras 191 páginas
UNIVERSIDADE DE VILA VELHA
CURSO DE MEDICINA

MARISE STANZANI FONSECA

VILA VELHA
2012

ɷ EMBRIOLOGIA
Os órgãos respiratórios inferiores (laringe, traqueia, brônquios e pulmões) começam a se formar durante a quarta semana de desenvolvimento.
Primórdio Respiratório
O primórdio respiratório é indicado, aproximadamente no 28º dia, por um sulco mediano na extremidade caudal da parede ventral da faringe primitiva – a fenda laringotraqueal. Este primórdio da árvore traqueobrônquica se desenvolve caudal ao quarto par de bolsas faríngeas.
O endoderma do sulco laringotraqueal origina o epitélio e as glândulas da laringe, da traquéia, dos brônquios, como também o epitélio pulmonar. O tecido conjuntivo, cartilagens e musculatura lisa dessas estruturas se desenvolvem do mesoderma esplâncnico que envolve o intestino anterior.
No final da quarta semana, a fenda já se evaginou para formar o divertículo laringotraqueal saculiforme (broto pulmonar), localizado na região ventral da porção caudal do intestino anterior. A medida que este divertículo se alonga, ele é envolvido pelo mesênquima esplâncnico e sua extremidade distal se dilata para formar o broto traqueal de forma globular.
O divertículo respiratório logo se separa da faringe primitiva, entretanto, esta estrutura mantém-se em comunicação com ele através do canal laríngeo primitivo.
Pregas traquioesofágicas longitudinais se desenvolvem no divertículo laringotraquela e, ao se aproximarem e se fusionarem, formam uma divisão – o septo traquioesofágico. Este septo divide a porção cranial do intestino anterior e uma parte ventral, tubo laringotraqueal
(primórdio da laringe, da traquéia, dos brônquios e dos pulmões), e uma parte dorsal
(primórdio da orofaringe e do esôfago). A abertura do tubo laringotraqueal na faringe torna-se o canal laríngeo primitivo.
DESENVOLVIMENTO DOS BRÔNQUIOS E DOS PULMOES
O broto traqueal que se desenvolve na extremidade caudal do divertículo respiratório durante a quarta semana logo se divide em duas

Relacionados