REVISu00C3O ANATu00D4MICA E FISIOLu00D3GICA DO SISTEMA TEGUMENTAR

1669 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
CURSO DE FISIOTERAPIA 3 FASE
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS

REVISÃO ANATÔMICA E
FISIOLÓGICA DO
SISTEMA TEGUMENTAR
PROFA. DANIELA BRANCO LIPOSCKI

INTRODUÇÃO
TECIDOS: células agrupadas que são similares quanto à estrutura, função e origem embrionária e que são unidas por quantidades variadas de material intercelular. Apesar da complexidade do organismo humano, há apenas quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.

Tecido Conjuntivo
• Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar tipos diversos de células, separadas por abundante material intercelular, que é sintetizado por elas e representado pelas fibras do conjuntivo e pela substância fundamental amorfa. Banhando este material e também as células há uma pequena quantidade de fluido, o liquido intersticial.

Tecido Nervoso






Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições do ambiente, tais como sons, choques, calor e frio, são percebidas pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estímulo. Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe.
Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.
Os neurônios, ou células nervosas, têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio. Os neurônios são alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurônios que se estendem desde nossas costas até o pé.

Tecido Nervoso


O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e

Relacionados