RESUMOIAPPAF

2789 palavras 12 páginas
Aula 1 - Avaliação psicológica
Definição: Processo técnico e científico complexo, realizado com pessoas ou grupos de pessoas, que se vale de métodos, técnicas e instrumentos escolhidos de acordo com especificidade do contexto.
- É dinâmica e constitui fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos.
- Seus resultados devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de se atuar não somente sobre o indivíduo, mas também na modificação desses condicionantes.
- Fornece evidências empíricas que, integradas aos fundamentos teóricos, resultam em informações construídas acerca do sujeito em relação ao seu grupo de referência, onde estão implícitos os valores culturais, sociais, econômicos e políticos.
Fatores exógenos e endógenos
- Há fatores exógenos (fixações) – constituição hereditária - e endógenos (vivências anteriores) – vivências infantis - como complementares e que variam em sentido inverso. Estes fatores variam em sentido inverso: cada um pode ser tanto mais fraco quanto o outro é mais forte.
Pontos fortes e fracos
FORTES
1. Contribui para o avanço da ciência psicológica – permite que as teorias explicativas do funcionamento psicológico sejam testadas, aprimoradas, contribuindo para a evolução do conhecimento.
2. Para se desenvolver ou propor qualquer tipo de intervenção em qualquer campo de aplicação da Psicologia, é necessário conhecimento sobre os fenômenos e processos psicológicos do objeto de estudo.
3. Prática essencial para a ação preventiva do psicólogo.
FRACOS
1. Maioria das infrações éticas denunciadas ao CFP nos últimos anos refere-se ao exercício equivocado da avaliação psicológica:
2. Uso de técnicas inadequadas/ não reconhecidas;
3. Falta de orientações sobre encaminhamentos adequados;
4. Emissão de documentos sem fundamentação teórica.
5. Diferentes contextos, diferentes tipos de avaliação psicológica.
Etapas da Avaliação
Deve – se definir:
a)

Relacionados