Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de economia



Resumo dos capítulos 2 e 3



Resumo da apostila de fundamentos de economia:
Caítulo 2: Evolução do pensamento econômico (breve retrospecto)
Precursores da teoria econômica:
As primeiras referências economicas tiveram início na grécia antiga nos trabalhos de Aristóteles sobre adiministração privada e finanças públicas. Nesse período também há referênciasde Xenofonte e Platão. A partir do século XVI nasce o mercantilimo que tem como base o acúmulo de riquezas de uma nação, continha alguns princípios como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. Considerava-se que o govero de um país seria mais forte e poderoso pela quantidade de metais preciosos que possuia.
No século XVIII surge a fisiocracia, que pregava a natureza como a única fontede riqueza. A fisiocracia sugeria com desnecessária a regulamentação governamental , pois a lei da naturaza era suprema. Destaca-se François Quesnay, o primeiro a dividir a economia em setores mostrando a relação entre eles, que posteriormente seria aperfeiçoado e se transformaria no sistema de circulação monetária input-output.
Em 1776 Adam Smith através do livro a riqueza das nações trata deuma forma abrangente sobre questões econômicas que vão de leis do mercado e aspectos monetários até distribuição do rendimento da terra. Smith acreditava que o livre comércio levaria a sociedade ao crescimento econômico e que buscar o lucro máximo levava ao bem-estar da comunidade. É o princípio do liberalismo, onde o mecado seria o regulador das decisões econômicas sem a atuação do estado.Defendia a idéia de que a produtividade decorre da divisão do trabalho, a aplicação desse princípio levaria a condições favoráveis para o aperfeiçoamento e invento de novas máquinas e técnicas.
Tendo como base as idéia de Smith, David Ricardo desnvolveu alguns modelos econômicos. Sua análise de distribuimento da terra foi base para muitas idéia neoclássicas. Ricardo também desenvolveu estudos sobrecomércio internacional e conclui que o comércio entre países dependeria das dotações raltivas de fatores de produção. Muitos estudiosos acreditam que os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas, a neoclássica e a marxista.
Fazendo uma ligação entre o período clássico e o neoclássico, vemos John Stuart Mill que foi um sintetizador do pensamento clássico.
O economista Jean-BaptisteSay retoma a obra de Adam Smith, subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção. A lei de Say é um dos pilares da macroeconomia clássica.
Thomas Malthus foi o primeiro economista a sintetizar uma teoria geral sobre a população, para Malthus a causa dos problemas da sociedade estava no exesso populacional. Enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, ocrescimento populacional crescia em progressão geométrica.
A teoria neoclássica:
O período neoclássico teve início na década de 1870, privilegiava-se os aspectos microeconômicos. Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemáticoinaugurado por Ricardo.
Tendo como base a obra princípios da economia, um grande destaque desse período foi Alfred Marshall. Nesse período o comportamento do consumidor éanalisado em profundidade. O desejo do consumidor em maximizar sua utilidade e o produtor de maximizar o lucro são base para elaboração de um plano teórico. Deve-se destacar também a análise monetária com a criação da teoria quantitativa da moeda.
A teoria geral do emprego, juros e moeda deu início a era Keynesiana. Em uma época em que a economia mundial atravessava uma crise keynes conseguemostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então não funcionavam corretamente. Segundo Keynes um dos principais fatores pelo volume de emprego era o nível de produção nacional de uma economia, determinado pela demanda agregadaou efetiva. O princípio da demanda efetiva mostra que em uma economia em recessão não existem forças de auto-ajustamento e é necessário a intervenção do...
tracking img