Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Arte Primitiva/ Arte Antiga

A arte, assim como a linguagem, tem sua origem desconhecia, mesmo que os povos antigos a usassem como forma de expressar sua cultura. Asrepresentações antigas não eram apenas obras a serem admiradas, possuíam um significado e objetivos definidos.As representações mais antigas que se tem registro são asrepresentaçõesrupestres feitas pelo homem.

As mais antigas são as que se localizam na gruta de Lascaux na França e datam de aproximadamente 15 mil anos antes do presente esobressaem as formasgeométricas. O Egito, considerado berço da civilização, tem marcado em suas representações artísticas as formas geométricas, de aspecto rígido, com sentimento de eternidade eapresença forte da simbologia em suas figurações, pois sofriam forte influência da religião.

O grande despertar da arte teria ocorrido na Grécia, onde teria surgido o Império do Belo, orompimento com a simetria e rigidez, criando a ilusão de movimento às obras, a perspectiva que não havia nas obras egípcias.

A partir de pequenos detalhes nas peças, como umaparente sorriso, a elevação dos pés, os artistas davam vida às obras. O estilo grego contribui de forma notável para a arquitetura romana. Este estilo écaracterizado pela presençade arcos, tetos abobadados.

Quanto as imagens, diferente dos gregos que cultuavam o belo, os romanos preocupavam-se com a naturalidade da obra, sendo mais realistas, no caso dasesculturas, quanto a suas formas.

As representações artísticas ao longo dos séculos sofreram represálias pelareligião, como no caso do judaísmo, que proibia a representação emimagens, temerososde idolatria, considerando assim, as figurações pecado. Quanto mais realista a imagem fosse, maior era o pecado contra o mandamento que proibiam as imagens.
tracking img