Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2- A teoria hipodérmica coincidiu historicamente com o período das duas guerras mundiais. Os principais elementos que caracterizam essa teoria são: a novidade do próprio fenômeno das comunicaçõesde massa e a ligação desse fenômeno as trágicas experiências totalitárias daquele período histórico, essa teoria é uma abordagem global ao mass media indiferente a diversidade existente em outrosmeios.
A principal componente desta teoria é de fato a presença explícita de uma teoria da sociedade de massa e no aspecto comunicativo opera uma teoria psicológica da ação. O modelo hipodérmico pode serdescrevido como sendo uma teoria da propaganda e sobre propaganda.
1.2.1- O conceito de sociedade de massa é fundamental para a compreensão da teoria hipodérmica. São muitas as variantes existentesneste conceito. “Para o pensamento político oitocentista de cariz conservador, a sociedade de massa é sobretudo a consequência da industrialização progressiva, da revolução dos transportes e docomércio, da difusão de valores abstratos de igualdade e de liberdade.” (Teorias da comunicação, Mauro Wolf)
Há também uma linha diferente de análise, Simmel afirma que “a massa é uma formação nova que não sebaseia na personalidade dos seus membros, mas apenas naquelas partes que põem um membro em comum com os outros todos e que equivalem às formas mais primitivas e ínfimas da evolução orgânica (...). Daíque sejam banidos deste nível todos os comportamentos que pressupõem a afinidade e a reciprocidade de muitas opiniões diferentes. As ações da massa apontam diretamente para o objetivo e procuramatingi-lo pelo caminho mais curto, o que faz com que exista sempre uma única ideia dominante, a mais simples possível. Acontece frequentemente que, nas suas consciências, os elementos de uma grande massapossuam, em comum com os outros, um vasto leque de ideias. Além disso, dada a complexidade da realidade contemporânea, toda e qualquer ideia simples deve também ser a mais radical e a mais...
tracking img