Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 01: As corporações de ofício na idade Média

Questão 02:

Faça uma análise evidenciando a importância das corporações de Ofícios, para a estruturação da economia urbana medieval.


Nas cidades, a produção artesanal e o comércio tornaram-se tão intensos que aqueles que se dedicavam a essas ocupações com o intuito de regular suas atividades.
As chamadas corporações deofício dos artesãos controlavam a produção e impediam a concorrência desleal, fixavam os preços, os salários e os padrões de qualidade. Dentre todas essas funções, destacava-se a de reservar o mercado da cidade aos seus membros, além é claro, de torná-los mais fortes para negociar com os senhores feudais.
Da mesma forma que as corporações dos artesãos, formaram-se associações de comerciantes ouguildas, como medida para regular o mercado no interior dos burgos. Garantir a proteção contra os comerciantes de regiões distantes era uma das principais funções das guildas.
Essas associações de artesãos e comerciantes negociavam também os impostos com os senhores feudais. Quando a organização interna das cidades adquiriu completa autonomia em relação aos feudos, elas passaram a cuidar daadministração das cidades livres.

Capítulo 02 : A trajetória das cidades medievais

Questão 01

A partir da leitura do capítulo e dos dois excertos, escreva um pequeno texto analisando a trajetória da cidade medieval e sua relação com a cultura urbana da modernidade.

No inicio da idade média, com a desestruturação das cidades, devido a invasão bárbaras e as transformações ocorridasno período do regime feudal com o aumento da produção agrícola que possibilitou melhoria na vida da população, e com isso fez crescer o comércio, e as cidades antigas começaram a se recuperar e até criarem novas vilas.Porém houve conseqüências importantes nesse período, pois muitos servos foram livres das obrigações com o seus senhores, mas por outro lado houve a exploração do homem.
A partirdo século XVIII, houve mudanças da trajetória da cidades medievais com o crescimento urbano onde o pensamento velho,que era centralizado o poder dos senhores feudais e da igreja,e o ressurgimento de novos valores que produziu uma cultura urbana,possibilitando a criação e o desenvolvimento das universidades,relógio mecânico, do tempo laico, do sistema bancário.Portanto para o homem medieval a cidadee suas transformações representaram experiências novas, mas ainda sob o regime de uma igreja e um estado que regia sob a base do poder rel.Porém as cidades apresentam como uma possibilidade de liberdade do homem do campo,mas só que revela como um espaço de violência e pobreza.

Capítulo 03: A Universidade Medieval no século XIII: história e doutrina

Questão 01:

Discorra sobre aimportância das Universidades na Idade Média.

As Universidades criadas a partir do século XIII,modificaram a cultura Ocidental. Desde então a Europa passou a ser não apenas o lugar da transmissão dos poucos conhecimentos da cultura clássica e cristã, mas principalmente um verdadeiro centro de reelaboração dos conhecimentos deixados pelos antigos e de produção de novas idéias. Com o desenvolvimento dascidades o número de escolas aumentou pois os professores e estudantes passam a não se contentar mais com aquilo que era dado no Trivium e no Quadrivium, tornou-se necessário adotarem novos métodos de trabalho intelectual no intuito de investigar e produzir conhecimentos verdadeiros com liberdade e autonomia de pensar.
Exatamente por isso a Universidade se constitui na Idade Média, uma instituiçãode privilégio e de proteção. Assim, podemos considerar que as universidades foram o primeiro espaço que contribuiu para a universalização do conhecimento e da integração das pessoas, onde colocou nossas identidades sociais e científicas, por meio de sua memória, poderemos compreender parte de nossa herança intelectual e o funcionamento de nossas sociedades.

Capítulo 04: Heresias e reformas...
tracking img