A estatistica e o ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


O conhecimento Estatístico nos remete a ferramentas utilizadas pela Estatística como: gráficos, médias, índices, diagramas e outros. No entanto torna-se necessário que os números obtidos através destas ferramentas sejam confiáveis e dê garantia de tomada de decisão certa sem equívocos. O homem moderno desde cedo deve desenvolver suas habilidades e competências exigidos pela sociedadeem que vivemos, onde o conhecimento estatístico torna-se indispensável. Neste aspecto, no cotidiano escolar deve permear contextualmente o ensino da Estatística como parte integrante do currículo. Vários segmentos se utilizam do uso da Estatística e necessitam dela para se manter.


Palavras-chave: Estatística; Sociedade; Educação.



1 INTRODUÇÃO


Hoje mais do que nuncapercebemos a presença e a utilização da Estatística em nosso cotidiano.


Com o aperfeiçoamento dos computadores isto tem se tornado mais visível e constante.


Ao falarmos em Estatística, o que nos vem logo à cabeça são apresentações numéricas, tabelas, gráficos nos mostrando o resultado de alguns fenômenos.


De acordo com Gesser e Dalpiaz (2007, p. 03) a Estatística é:Uma parte da Matemática Aplicada, que trata de um conjunto de processos que tem por objetivo a observação, classificação e análise de fenômenos coletivos, bem como a introdução das leis a que tais fenômenos estejam subjacentes.


Vários segmentos necessitam da Estatística como as empresas, indústrias, hospitais, seguradoras, bolsas de valores, pesquisas agropecuária,educação entre outras.




2 BREVE HISTÓRICO

O interesse do homem pela Estatística vem desde a antiguidade, onde as civilizações antigas realizavam estudos estatísticos com objetivo de colher informações sobre a agricultura, nascimentos e mortalidade.


Ainda fixavam parâmetros para a taxação e cobrança de impostos, verificavam a quantidade de homens aptos para a guerra.A palavra “Estatística” vem do latim “status” (estado) e foi introduzida na Alemanha, em 1748 por Achnwall.


Hoje a Estatística é tida como a ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados.


No século XVII, na Inglaterra, a Estatística era considerada a Aritmética do Estado, consistindo em análises dos registros de nascimentos e óbitos, oque originou mais tarde as tábuas de mortalidade.





3 A APLICABILIDADE DA ESTATÍSTICA NA ESCOLA


Com o crescimento da Estatística, hoje é possível dividi-la em três grandes áreas: estatística descritiva, probabilidade e inferência.


São vários os segmentos que se utilizam das técnicas estatísticas, sendo um deles o campo educacional.


Neste sentido, nota-seque nos vários Estados do Brasil os sistemas se utilizam dos serviços estatísticos educacionais em suas análises e interpretações estatísticas de dados escolares para seguir e efetuar as possíveis mudanças relativas às gestões administrativa, financeira e pedagógica.


Alguns cálculos como os realizados para achar as médias dos alunos individualmente, das disciplinas e das turmas tambémfazem parte dos conteúdos estudados na Estatística.


Em alguns trabalhos como projetos de pesquisa, os alunos muitas vezes precisam fazer análises quantitativas de dados e nisto se faz uso da Estatística.


Algumas escolas ainda por estarem preocupadas com a avaliação da instituição em geral, realizam pesquisas de satisfação com alunos, professores e a comunidade. Onde tem porobjetivo avaliar suas instalações físicas, atendimento dos próprios funcionários, conteúdos pedagógicos trabalhados, desempenho dos professores e outros.


Para este fazem grande uso deste ramo da matemática que é a Estatística.


Neste âmbito percebe-se quão importante ela é, onde o enfoque da Estatística é capacitar tanto o aluno para atuar criticamente em sociedade como em...
tracking img