Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Explique A CRITICA de xenófanes aos deuses gregos e a visão dele sobre o divino

Xenófanes de Colofão tem como base filosófica a crítica à concepção dos deuses fixada por Homero e Hesíodo/ O antropomorfismo (forma de homem) da religião grega é um erro e um absurdo que a crítica de Xenófanes quer superar. Para ele, não tem sentido crer que os deuses e o divino em geral têm aspecto, forma,sentimentos, tendências totalmente iguais aos dos homens, por mais nobres que sejam. Portanto, os deuses não têm e não podem ter semelhança humana; é menos ainda pensável que tenham costumes humanos e, sobretudo, cometam ações ilícitas e nefastas, como diz a mitologia.

Analogamente, segundo ainda Xenófanes, é impossível que os deuses nasçam, pois se nascem, também morrem. Nem também se movam oudesloquem de um lugar para outro, permanecendo, assim, sempre imóvel. O conceito Deus é, então, criado por Xenófanes como sendo um ser mais alto, com uma identidade abstrata, e não possui nenhum atributo conhecido pelos homens, e tão pouco é semelhante a estes - nem quanto à figura, nem quanto ao espírito.

2) Explique a grande principio de parmênides

o grande princípio parmenidiano é este: Oser é e não pode não ser; o não-ser não é e não pode ser de modo algum. Isso se justifica em sua frase: "Necessário é dizer e pensar que o ser é: de fato o ser é, nada não é".Segundo Parmênides, o ser é a única coisa pensável e exprimível, a ponto de fazer coincidir o pensar e o ser, pois não há pensamento que não exprima o ser. Ao contrário, o não-ser é de todo impensável, inexprimível,indizível e, portanto, impossível e absurdo.

O ser parmenidiano, em primeiro lugar é ingênito e incorruptível. Pois se foi gerado, só o foi do não-ser ou do ser; do não-ser é impossível porque o não-ser não é; do ser é igualmente impossível porque já seria e não nasceria. E por estas mesmas razões é impossível que se corrompa. O ser não tem, pois, um passado e um futuro, mas é presente eterno seminício nem fim. Segundo Parmênides, o ser é imutável e absolutamente imóvel, é perfeito e acabado e, como tal, não tem necessidade de nada e, por isso, permanece em si mesmo idêntico no idêntico. Ele é um contínuo todo igual já que qualquer diferença implica o não-ser. Resumidamente, a única verdade consiste, portanto, no ser ingênito, incorruptível, imutável, imóvel, igual e uno: o resto é apenasdiferentes denominações da mesma coisa.

3) Explique como empédocles e demócrito resolveram a aporia eleática

Segundo Empédocles, da mesma forma que para Parmênides, o "nascer" e o "perecer", entendidos como um vir do nada e um ir ao nada, são impossíveis porque o ser é e o não-ser não é. Assim, não existem "nascimento" e "morte": aquilo que os homens chamaram com esses nomes, ao contrário,são o misturar-se e o dissolver-se de algumas substâncias que permanecem eternamente iguais e indestrutíveis. Tais substâncias são a água, o ar, a terra e o fogo, que Empédocles chamou "raízes de todas as coisas". Desse modo, há quatro elementos que, unindo-se, dão origem à geração das coisas e, separando-se, dão origem à sua corrupção. Empédocles introduziu as forças cósmicas do Amor ou Amizade(philia) e do Ódio ou Discórdia (neikos), respectivamente, como causa da união e da separação dos elementos. Tais forças, segundo uma alternância, predominam uma sobre a outra e vice-versa por períodos de tempo constantes, fixados pelo destino. Quando predomina o amor ou amizade, os elementos se reúnem em unidade; quando predomina o ódio ou discórdia, ao contrário, se separam.

Para Demócrito(atomismo), tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos. Segundo ele, o cosmo (o mundo e todas coisas, inclusive a alma) é formado por um turbilhão de infinitos átomos de diversos formatos que jorram ao acaso e se chocam. Com o tempo, alguns se unem por suas características e muitos outros se chocam sem formar nada. Dessa maneira, alguns conjuntos de átomos que se...
tracking img