Fordismo, taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

Índice
Pré-Produção em Massa 1
Produção em massa: 2
O modelo Taylorista 2
Fordismo 4
Toyotismo 6

Pré-Produção em Massa
 
Nos tempos modernos, as pessoas saíam do lar para serem condicionadas ao trabalho das fábricas. O tempo de trabalho, ao invés do sol como no período medieval, era mensurado pelo relógio em horas. Esse período era marcado pelatransição entre o trabalho artesanal e o trabalho industrial, onde os produtos a partir daí eram feitos manualmente com o auxílio da máquina.

O processo de industrialização foi mais evidente na Inglaterra com a Revolução Industrial (Séc. XVIII). A primeira fase dessa revolução foi marcada pelo aparecimento da máquina a vapor e pela criação de cooperativas como recusa dos trabalhadores em setornarem proletários, pois os donos de fábricas procuravam aumentar os seus lucros reduzindo as despesas, fosse por implementação tecnológica ou por exploração dos operários, com longas jornadas de trabalho em locais sem condições e com remunerações muito baixas.
Em nome da necessidade de aumentar a produtividade, foi introduzida a máquina a vapor nas fábricas, substituindo muitas vezes a mão-de-obraoperária.

Produção em massa:
O modelo Taylorista

Na 2ª Revolução Industrial houve a introdução de outras tecnologias para otimizar a produção de energia sem que seja a vapor – a eletricidade e o petróleo.
Frederick Taylor
(1856 – 1915)
Frederick Taylor
(1856 – 1915)
As novas fontes de energia possibilitaram o desenvolvimento de máquinas e ferramentas que fomentaram ainda mais aprodutividade. Com essas inovações tecnológicas, algumas indústrias subverteram o modo de produção tradicional agregada ao pensamento do engenheiro mecânico norte-americano Frederick Winslow Taylor.
Quando Taylor iniciou o seu estudo referente às Ciências da Administração, no início do Séc. XX tinha como objetivo acabar com o desperdício, a preguiça e a lentidão operária. Em 1903 desenvolveu a técnicada Racionalização do Movimento, ou seja, analisou e controlou a ação do operário e da máquina em funções específicas, para serem aperfeiçoadas. Taylor acreditava que o aperfeiçoamento se conquistava com a especialização. Pensando assim, ele propôs a divisão do trabalho em tarefas específicas, com execução repetitiva e contínua ao ritmo da máquina – motivo que levou a receber criticas por robotizaro operário, limitar drasticamente a sua expressão, impedi-lo de criar e participar no processo de produção. Contudo, os industriais não dispunham de mão-de obra qualificada. Os trabalhadores eram normalmente imigrantes analfabetos de países distintos e por vezes não falavam o mesmo idioma.

Para que as ideias fossem aceites na classe operária, os industriais começaram a premiar os funcionáriosque aumentassem os níveis de produção em relação há média. Taylor encontrava-se com os responsáveis e chefes das indústrias para tentar convence-los a deixar a produção tradicional e adotar a Administração Científica. As suas ideias foram aceites pelas indústrias americanas e por todo o mundo.       

 

Fordismo

Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americanoHenry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis (FORD), projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

Henry Ford
(1863-1947)
Henry Ford
(1863-1947)
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior númeropossível de consumidores.

Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia o produto, no caso da Ford eram os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção.

Além disso, não era necessária a utilização de mão-de-obra com muitas capacidades,...
tracking img