Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO E OS NOVOS BLOCOS HEGEMÔNICOS

O artigo escrito por Michael Apple retrata a educação, com uma analise do novo bloco hegemônico que se forma e acaba determinado os ritmos políticos sociais.Ele coloca para nos leitores que a formação deste bloco se da com quatro grandes elementos que seriam constituídos pelos neoliberais, neoconservadores os populistas autoritários e a nova classe mediaem ascensão. Ele destaca a com mais atenção os dois primeiros grupos, sendo que chama mais atenção aos neoliberais, pois lideram a aliança para a “reforma” da educação.
Colocando em vidência osneoliberais, encontramos uma variante no neoliberalismo interessante, ele aceita gastar dinheiro publico ou privado com as escolas se estas forem ao encontro das necessidades expressas pelo capital, ouseja, tornar a economia mais competitiva tornando as escolas em locais de experiência primaria para o trabalho, com a “educação para o emprego”. Tendo em vista que este grupo tenta considera o mercadocomo essencial, imparcial e justo, mais na verdade a situação è oposta este mercado pintado pelos neoliberais, será cada vez mais dominado pelo trabalho mal-pago e repetitivo no comercio varejista, nosnegócios e no setor de serviços. Eis ai a critica feito pelo autor este é o mercado de trabalho remunerado que deve ser amarrado o sistema educacional. Os neoliberais só têm vindo a demonstrarprofundamente letais para as vidas de milhões de indivíduos, adulterando e danificando o próprio conceito de sociedade democrática.
O autor coloca que a segunda força desta a aliança esta com osneoconservadores, com uma concepção de estado forte, eles tem uma apreciação romântica do passado são baseados no moralismo, e batem insistentemente em um retorno aos valores tradicionais e a moralidade. Elesfazem uma critica de que as escolas possuem autorizações individuais o que lhes permitem ignorar as exigências do estado e criar currículos baseados no desejo de sua clientela. Perdendo assim a o...
tracking img