Morfina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metoclopramida - Age antagonizando a dopamina, hormônio que freia a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas. Deste modo, com a dopamina bloqueada, ocorre uma maior motilidade e esvaziamento gástrico. A metoclopramida age antagonizando a serotonina, em casos como o da Síndrome serotoninérgica.
Domperidona - Domperidona é um fármaco com atividade bloqueadora periférica da dopamina. Elepossui ação antiemética e modificadora das funções gastrointestinais.
MORFINA - POSOLOGIA
USO ORAL
• com algum alimento.
Adultos
dor intensa: 30 a 60 mg por dose, cada 4 horas, se necessário. Normalmente o produto não deve ser tomado por mais de 10 dias.
 
USO INJETÁVEL – DOSES
Administração: Via Subcutânea; Via Intramuscular; Via Intravenosa Direta; Infusão Intravenosa.
Adultos
dorintensa: 4 a 15 mg, via intramuscular, subcutânea ou intravenosa (diluída em 4 ou 5 mL de Água Estéril para Injeção); aplicada lentamente (4 a 5 minutos).
sedação no pré-operatório; auxiliar da anestesia: 8 a 10 mg.
dor associada ao infarto agudo do miocárdio: 8 a 15 mg. Pequenas doses adicionais podem ser dadas, com 3 ou 4 horas de intervalo, de acordo com a necessidade.
Crianças
dor intensa -via subcutânea: 0,1 a 0,2 mg por kg de peso corporal cada 4 horas, se necessário; via intravenosa bem lenta: 0,05 a 0,1 mg por kg de peso.

No período pré-operatório, avalia-se clinicamente o paciente, estabelece-se com ele um bom relacionamento com vistas a granjear confiança e diminuir ansiedade e administra-se medicação pré-anestésica. Esta é prescrita para produzir boa noite de sono, diminuiransiedade, permitir indução suave da anestesia, com mínimo estresse físico e psicológico, reduzir a necessária quantidade de anestésicos ao procedimento cirúrgico, determinar amnésia para acontecimentos do período pré-operatório imediato e aliviar dor pré-operatória, quando existente. Para garantir sedação à noite, ansiólise, amnésia e redução de doses de agentes anestésicos usados na indução,usam-se ansiolíticos (diazepam e midazolam). Necessitando-se de analgesia, selecionam-se analgésicos opióides (morfina e fentanila) que também favorecem o emprego de menores doses anestésicas, tendo em vista seus efeitos depressores sobre o sistema nervoso central. Ainda pode ser usado um anticolinérgico (atropina) para prevenir a estimulação de secreções salivares e brônquicas induzida pelaintubação.
Morfina, protótipo do grupo dos analgésicos opióides, pode ser empregado na pré-medicação quando há presença de dor, antes da indução e durante a manutenção da anestesia para potencializar a sedação e no pós-operatório para obtenção de analgesia. No entanto, administrada na ausência de dor, pode induzir disforia e alta incidência de outros efeitos adversos (náuseas, vômitos, depressãorespiratória e agitação ocasional). Por ter início e duração de efeito mais prolongados que fentanila, deve ser prescrita como coadjuvante de anestesias prolongadas e para analgesia pós-operatória.

Mecanismo de ação
A morfina é um agonista exógeno dos receptores opióides, presentes em neurónios de algumas zonas do cérebro, medula espinhal e nos sistemas neuronais do intestino.

Existem 4 tipos dereceptores opióides: o receptor μ (que recebe a denominação moderna de OP3), o receptor δ (OP1), o receptor κ (OP2) e mais recentemente, foi decoberto um novo receptor, designado primeiro como receptor órfão e, mais tarde, como receptor nociceptina (OP4):
• Receptores μ (OP3): existem em maior densidade no córtex cerebral, tálamo e substância cinzenta periaquedutal. São responsáveis pela maioria dosefeitos analgésicos dos opióides e por alguns dos efeitos indesejáveis importantes (por exemplo, depressão respiratória, euforia, sedação e dependência). A endorfina β é o ligando endógeno com maior afinidade para o receptor μ (OP3). Os opióides analgésicos são, na sua maioria, agonistas dos receptores μ.
• Receptores δ (OP1): apresentam uma distribuição difusa, sendo mais importantes na...
tracking img