Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho é uma análise da veiculação de notícias publicadas nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno sobre a candidatura e eleição de José Sarney à presidência do Senado Federal. Tem o objetivo oferecer uma contribuição acadêmica para o aprofundamento teórico dos estudos que abordem a realidade maranhense e o papel desempenhado pela mídia nos processo de formação daopinião.
A análise segue de acordo com os padrões de manipulação adotados pela mídia segundo o jornalista Perseu Abramo, no discurso empregado nas matérias publicadas sobre o assunto no período de 23 de janeiro a 04 de fevereiro. Além da interpretação do discurso, estas matérias são classificadas quanto o seu padrão de manipulação e confrontadas quanto à suas linhas de pensamento.
Os padrões demanipulação de Abramo são detalhados para um melhor entendimento do assunto. A posição política dos jornais, bem como suas linhas editoriais, também é apresentada como direcionamento.  

Palavras-chave:Padrões de Manipulação. Discurso. Senado

1 INTRODUÇÃO

A mídia aliada à política é um instrumento de grande poder dentro do atual cenário em que se vive.  O livro Política e Mídia no Brasil, deLuís Felipe Miguel (2002), faz uma abordagem do estudo do relacionamento da mídia com a política, e é com este olhar que se pode perceber o caráter ideológico das notícias, de acordo com a linha editorial dos jornais que a veiculam.Este trabalho se propõe a analisar as notícias veiculadas nos jornais O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno que abordam a candidatura e eleição de José Sarney àpresidência do Senado. As notícias, que tem como recorte histórico o período de 23 de janeiro a 04 de fevereiro de 2009, serão classificadas dentro dos padrões de manipulação da mídia identificados por Perseu Abramo, em sua obra
Padrões de Manipulação na Grande Imprensa
 (2003).

O ponto inicial deste trabalho é analisar criticamente os dois veículos de comunicação citados como divulgadores dainformação e formadores de opinião, legitimando os fatos ocorridos e noticiados. Visa entender a utilização dos padrões de manipulação na construção das notícias e a influência das mesmas na construção do real, de forma neutra ou tendenciosa, prejudicando assim o leitor, que pode absorver ou não as informações e significados inclusos se objetivados pelo veículo de comunicação. A primeira parte a serexplanada no trabalho é a relação entre a mídia e a política,entendendo a posição em que ocupam e suas aplicações no contexto social. Foi feita a conexão desta relação com os elementos da interpretação do discurso e, também, discorre-e sobre as classificações dos padrões de manipulação que a mídia utiliza para melhor entendimento e conceituação assunto do qual se embasou esta análise.

Na segunda parte,é trabalhado um breve contexto histórico político em que o país e o Maranhão se encontram, para que se compreenda o meio em que as notícias selecionadas foram publicadas, analisadas e criticadas. A pesquisa está referida na terceira parte deste trabalho. É feito o histórico dos jornais O Estado do Maranhão e o Jornal Pequeno, para que seja possível aprofundar o conhecimento dos objetos de estudo,estabelecendo-se, assim, uma melhor compreensão da sua posição dentro da imprensa e da política local.

A comparação e análise dos objetos procura observarem a construção textual de ambos, além de classificá-los dentro dos padrões de manipulação da mídia. Ao final do terceiro capítulo, é estabelecido quantativamente a presença de cada padrão de manipulação nos objetos deste estudo

2 ARELAÇÃO ENTRE MÍDIA E POLÍTICA

Os meios de comunicação de massa influenciam a formação de opinião da sociedade. A mídia exerce hoje um papel de interpretação dos fatos políticos para o melhor entendimento das suas transformações na sociedade. Arbex (2001, p.104) afirma que
“o
 Jornalismo é uma arte pragmatista. Não se pode desprender nunca do seu resultado, nem se desligar do seu objeto....
tracking img