Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte I – A psicologia filosófica ou pré-científica
1. Período cosmológico: os filósofos e as primeiras raízes da psicologia

Raízes da psicologia nos remete a abordagem de um importanteestudo, fornecendo bases que assegura a exploração do estudo da psicologia.
Izabel Ribeiro, em sua obra, tem como objetivo abranger toda a evolução da psicologia, onde, através das suas origens, serãoencontradas fontes necessárias para seu entendimento.
Na primeira parte de sua obra, A psicologia Filosófica ou pré-científica , a autora descreve em seu primeiro capítulo – Período cosmológico (IdadeAntiga) – a Grécia como lugar de origem do estudo da filosofia, dando partida para a origem do estudo da psicologia.Enfatiza também,o surgimento dos primeiros filósofos do período pré-socrático e aanálise de suas ideias : Tales, Heraclito, Pitágoras,Anaxágoras e Demócrito.
* Tales de Mileso foi o primeiro filósofo representante do período cosmológico.Seu pensamento influenciava-se em umamitologia e preocupava-se com a constante modificação das coisas, buscando um princípio único que tornassem estas coisas estáveis apesar das transformações.
* Heraclito de Éfeso, contradiz o pensamentode Tales. Segundo ele, o permanente era apenas ilusão de nossos sentidos, acreditava que o mundo estava em constante processo mudança.
Seu pensamento foi contribuinte para a psicologia, pois,ressaltava o papel do trabalho do psicólogo não com unidade fixas, mas, com processos variáveis.
* Pitágoras de Samos, defendia a ideia de que a essência permanente do mundo encontrava-se nos princípiosmatemáticos, nos números.
Foi o primeiro filósofo deste período a tentar compreender o conteúdo evidente das coisas.
Através de seu pensamento, o desenvolvimento da prática do método quantitativodentro da psicologia, foi um dos fatores decisivos para torná-la uma ciência, pois o seu procedimento é encontrar respostas mais exatas dos fenômenos.
* Anaxágoras de Clazômenas, possuía uma...
tracking img