Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Ambiental nas Indústrias Brasileiras


O texto em epígrafe mostra que em função da evolução das indústrias, das necessidades de consumo, dos movimentos de globalização e da surpreendentevelocidade com que as mudanças surgem, novas exigências legais e normativas, vêm se impor em nosso país, e até mesmos para acompanhar os países desenvolvidos e a necessidade de se relacionar comempresas multinacionais as industrias precisam repensar seus conceitos em relação ao meio ambiente . Isto se dá também nas mudanças de atitude das pessoas, que têm seu poder de decisão aumentadopelo rápido e amplo fluxo de informação envolvendo também a variável ambiental. As questões ambientais relativas à atividade econômica têm então ocupado parcela crescente de investimento e esforço,tornando-se um fator diferenciador de competitividade das empresas. A adoção do sistema de gestão ambiental cada vez mais aprimorado e integrado aos negócios tem se tornado inevitável por parte dasindustrias.

Para o caso da Tetra Pak ela vai além das exigências normativas e busca realmente a excelência ambiental, mesmo já apresentando excelentes resultados de gestão ambiental, ela procuraa melhoria contínua, creio que isso também seja devido ao seu produto final ser relacionado à poluição, pois sabemos que as embalagens de produtos teem grande participação na poluição por resíduossólidos.

Uma questão interessante do texto mostra que a unidade do Brasil é benchmarking na administração ambiental, ou seja, um orgulho saber que estamos à frente em mais de 160 países, onde aTetra Pak esta presente.

Creio que o grande sucesso da gestão ambiental na Tetra Pak, se dê ao grande envolvimento da alta administração, pois só se consegue tamanho resultado, com oenvolvimento e responsabilidade da liderança, pois só assim vemos sistemas de gestão ambiental que abrange desde a educação ambiental a retorno da embalagem para reciclagem.


Alexandre Magno Castro...
tracking img