Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866, em Cantagalo (Rio de Janeiro), passou sua infância no Rio de Janeiro, maisprecisamente em Teresópolis e São Fidélis, onde foi criado por tias, pois era órfão. Após alguns anos, ingressou na escola militar, da qual foi expulso por suas ideiasrepublicanas que o levaram a desacatar o Ministro de Guerra em 1888. Contudo, com a proclamação da República, o autor voltou a Escola Superior de Guerra eformou-se em Engenharia Militar e Ciências Naturais. Porém Euclides da Cunha começou a contestas as decisões republicanas e resolveu desligar-se totalmente dacarreira militar.
Em 1897, quando se mudou do Rio para São Paulo passou a fazer a cobertura da revolta de Canudos para o jornal O Estado de São Paulo. Aexperiência como jornalista no nordeste resultou na obra mais conhecida do escritor Os Sertões.
Pertencente ao Pré-Modernismo, o clássico Os Sertões, tem comocaracterística principal o regionalismo. A realidade do nordeste brasileiro é retratada com fidelidade na obra, a qual descreve as condições precárias da vida daregião e os motivos pelos quais ocorreu o drama da Guerra de Canudos. O sucesso da obra foi tamanho que o autor foi eleito para a Academia Brasileira de Letrasem 1903. O livro Os Sertões e consagrado como referência na literatura e na sociologia para o estudo do sertanejo. Em seu livro o autor retrata a terranordestina, o homem sertanejo ea luta travada pelos nordestinos da Guerra de Canudos.
Euclides da Cunha foi assassinado em 1909, devida à questões familiares.
tracking img