Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PERSPECTIVAS CONSTRUTIVISTA E HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.
Essa área da psicologia estuda as mudanças de comportamento das pessoas que foram provocadas ou induzidas por situações educativas formais ou informais. Isso significa que as mudanças são o resultado de nossa participação em situações educativas, as quais podem acontecer até o final de nossa vida.
Todo o processo dedesenvolvimento da cognição, que abrange as diferentes atividades da mente humana, surge através da interação da pessoa com o meio físico e social. Isso significa que não há inteligência inata, mas que ela é construída a partir da interação. O construtivismo piagetiano explica a passagem de um nível de menor conhecimento para um de maior conhecimento, ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto,constrói a si mesmo como sujeito, por meio de sua ação interação com o meio em que vive.
A adaptação é um processo dinâmico e continuo, no qual a estrutura do organismo interage com o meio externo para se reconstituir e criar uma nova significação para o sujeito. A construção da nossa inteligência e do real não acontece de forma isolada e fragmentada, ela representa sempre a interação do que éassimilado em um sistema. A assimilação é o processo de incorporação do objeto aos esquemas que o sujeito já construiu mecanismo que permite uma primeira compreensão da realidade, que pode, contudo, ser deformada, dependendo dos esquemas práticos e conceituais que o sujeito possui, a assimilação é constantemente balanceado pela acomodação.
A acomodação é o processo de ajuste do sujeito ao objetonovo. A adaptação pode ser entendida como um estágio temporário de equilíbrio. Temporário porque logo aparecerão novos objetos por conhecer, que determinarão novos desafios para o sujeito. Toda compreensão envolve, portanto, algo que precisa ser assimilado com os recursos de que o sujeito dispõe, para que depois ele possa se ajustar a realidade. Por exemplo: quando a pessoa nasce, possui,basicamente, a atividade dos reflexos. É a partir dela que vai conhecer a realidade; e fazemos isso até o fim da vida.
Quando ensinamos, precisamos primeiro, resgatar o conhecimento que o sujeito já traz, para, a partir disso, leva-lo a refletir sobre o conhecimento cientifico com o qual estamos trabalhando. É isso que pode leva-lo a uma nova compreensão, não apenas a aula expositiva, preciso que o sujeitointeraja com o conhecimento cientifico, relacionando-o com o que sabe, perceba o seu não saber e construa uma nova compreensão.
Nesse processo, o papel do professor é fundamental, não só porque ele organiza e apresenta o conhecimento mais elaborado para o aluno, mas porque, com diferentes atividades envolvendo problemas e desafios, contribui para a construção do conhecimento deste. Esquema é aunidade básica do conhecimento, define-se como a essência da ação e pode ser utilizada em outras situações, ou seja, é passível de generalização. Um conjunto de esquemas e sua coordenação determinam o aparecimento de estruturas, que são sistemas de transformação que permitem o entendimento e a resolução de problemas na realidade. As estruturas só podem ser percebidas quando o sujeito atua narealidade resolvendo problemas. Um conjunto de fatores é apontado para Piaget para explicar o desenvolvimento da inteligência, que são, maturação orgânica, experiência com objetos, interação e transmissão social e equilibração.

A maturação orgânica refere-se ao amadurecimento do sistema nervoso. Não haveria a possibilidade de a criança pequena compreender, por exemplo, a álgebra, o teorema dePitágoras e muitos outros conhecimentos formais, pela falta de amadurecimento biológico. A experiência com objetos distingue aqui duas espécies de conhecimento: o físico e o lógico-matemático. Os conhecimentos físicos, as relações, aqui, estão na mente do sujeito, e não no objeto, como no conhecimento físico. Isso explica por que a criança pequena manipula objetos, mas não compreende o processo de...
tracking img