Resumo o povo brasileiro cap 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MISTURA DE RAÇAS:
Do povo brasileiro, Darcy Ribeiro mostra que ela foi sustentada por quatro pilares, são eles: as matrizes que compuseram o nosso povo, as proporções que essa mistura tomou em nossopaís, as condições ambientais em que ela ocorreu, e os objetivos de vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes. A esses pilares se somam três forças: a ecologia, a economia e a imigração.A economia era baseada no escravismo e no mercantilismo.
MISTURA DE RAÇAS:
Houve vários conflitos principalmente entre colonos e índios e entre colonos e jesuítas. O primeiro tipo se deu pelo choquede mentalidade entre os recém-chegados e os locais. Já os colonos eram considerados afoitos. Já os jesuítas estabeleceram inúmeras missões autossustentáveis em que tentavam recriar o modo de vida doíndio. Pelo fato de reunirem vários índios nessas missões, entraram em vários conflitos com os colonos, que queriam se apossar dos índios para realizarem seus trabalhos de extração, onde a Coroa ficou dolado dos colonos.
AS GRANDES NAVEGAÇÕES:
Portugal lançou-se nessa aventura pelos mares principalmente por três fatores: a tecnologia de navegação e experiência comercial que possuíam cujas ações ementalidade eram sustentadas pela igreja. Os ingleses mostraram-se na época como granjeiros puritanos e burgueses industriais. Na nossa costa atuaram como piratas. Já os russos eram uma arcaica eestratificada. O estilo de colonização dos ibéricos foi chamado de barroco. Ele se baseava no lucro e na riqueza, na opressão e na mistura com o povo local, na supressão das etnias locais discrepantes como seu modo de ser e da implantação na colônia do seu modo de vida. Tudo sustentado pela força da igreja. Esse estilo de colonização em três planos: associativo, adaptativo e ideológico. Tornando-nosuma extensão da Europa Ibérica.
A OCUPAÇÃO DO BRASIL:
A ocupação do Brasil só foi possível através do cunhadismo. Para o colono era extremamente conveniente formar vínculos familiares com os...
tracking img