Resumo "o nome da rosa"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha filme “O nome da Rosa”

O filme “O nome da Rosa” retrata a historia de vida de um monge chamado Wiliam e um noviço Adson em um mosteiro, no período da idademédia, que foca a ascensão do Cristianismo. Eles foram encaminhados para este mosteiro que fica na Itália para investigar algumas misteriosas mortes. Neste período teocêntrico aideologia era que Deus ocupava o centro do universo, os religiosos lutavam contra o paganismo, as heresias, as bruxarias, as descrenças dos infiéis e defendia os dogmascristãos, conciliando o saber e a razão com a fé cristã, baseados na Bíblia.
O contexto histórico desta época denota os conflitos europeus, a hegemonia da Igreja Católica, históriade homens dedicados Igreja, luta contra os Infiéis e massificação da luta contra o pecado e o sentimento de culpa devido alguns representantes do Clero dar vazão às libidoscarnais, punindo-se com sacrifícios e castigos físicos em tentativas de purificar o corpo e espírito.
O Filme mostra que as mortes são o resultado do dogmatismo religioso deum monge, decidido a impedir que um livro julgado na ocasião perdido, do filosofo grego Aristóteles, fala sobre o riso possa ser conhecida da população. O Monge superior,mentor e executor das mortes tentam justificar esta conduta alegando que o Monge não deve rir de coisas sem sentido, buscando sempre o silencio e jamais falar o que pensa, casonão seja questionado. Ao desvendar o mistério destas mortes o monge, tenta se livrar de acusações, arriscando sua própria vida em nome da verdade e cultura.
O filme mostraos pensamentos radicais católicos que prevaleceram durante toda a Idade média.

Trabalho de filosofia

“O nome da Rosa”

Soraya Manfrinato Lemus
Administração
tracking img