Resumo o mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CAMPUS: XVII VIGIA DE NAZARÉ
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PROFESSORA: MEIRENILZA OLIVEIRA
ALUNO: THIAGO DE JESUS SIVARESUMO DO LIVRO “O MITO DA CAVERNA”
(A REPUBLICA-LIVRO VII)

VIGIA-PA
DEZEMBRO-2011
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ALUNO: THIAGO DE JESUS SIVA

RESUMO DO LIVRO “O MITO DA CAVERNA”
(A REPUBLICA-LIVROVII)

RESUMO APRESENTADO
COMO REQUISITO AVALIATIVO DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, MINISTRADA PELA DOCENTE MEIRENILZA.

VIGIA-PA
DEZEMBRO-2011
NUNES, Carlos Alberto. O MITO DA CAVERNA. Belém:EDUFPA, 2006.
Ao comparar o mundo com uma caverna onde em seu interior vivem algumas milhares de pessoas que se encontram encadeadas e forçadas a ficar ali, Platão manifesta sua visão da humanidade,onde esta se encontra encarcerada através da ignorância, e sem ajuda não é possível tomar consciência dela e separar a realidade da ilusão, sendo que “para semelhante gente a verdade consistiria apenasna sombra dos objetos fabricados”. E os poucos que conseguem escapar, só o conseguem através de uma extensa e complexa caminhada intelectual. Porém Platão afirma que seria doloroso o caminho que estese submeteria ao ir em direção da luz. E ao conseguir saí da caverna não conseguiria enxergar direito devido a vista esta muito ofuscada.
Nesta situação de confusão e sofrimento ele vai querervoltar à segurança das amarras e à inocência das sombras a que estava habituado. Sendo preciso que ele seja arrastado à força para fora da caverna. Experimentando os mesmos problemas de deslumbramento, maspouco a pouco iria se adaptando , percebendo no principio as sombras em seguida os objetos que as projetam.
E raciocinando chegaria à conclusão de que este é o mundo real, e ficará feliz por ter selivrado daquele estado de ignorância. Contudo se esse individuo descesse de novo para ir sentar-se em seu antigo lugar a descida seria tão difícil quanto à subida, chegando com a vista ruim, todo...
tracking img