Resumo o homem que calculava

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarefa: Resumir em até 5 folhas (incluindo o resumo de 3 histórias) o Livro “O homem que calculava” – Malba Tahan
O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa, é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan, que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir.
Beremiz (O Homem que Calculava) nasceu em uma pequena aldeia de Khói,na Pérsia, onde muito moço ainda pastoreava um grande rebanho de ovelhas e ao recolhê-las ao abrigo antes do cair da noite, contava-as varias vezes durante o dia com receio de ser severamente castigado por negligência devido à perda de algumas delas. Desta forma foi adquirindo pouco a pouco tal habilidade em contar, que por vezes, num relance calculava sem erro o rebanho inteiro. Começou aexercitar-se contando os pássaros, quando em bando, voavam, pelo céu afora, as formigas, pequenos insetos. Desta forma tornou-se habilíssimo nesta arte, chegando à proeza de contar todas as abelhas de um enxame. Seu amo informado de suas habilidades matemáticas encarregou-o de dirigir as vendas dos frutos de suas plantações, onde trabalhou por um grande período.
Estando o dono das plantações contente comos lucros, liberou Beremiz para que tirasse férias de 4 meses, neste período em que estava de férias Beremiz conhece um homem natural de Bagdá (que vai ser seu grande amigo e narrador desta história). Ao vê-lo se exercitando contando pássaros, galhos e folhas das árvores e admirado com tal habilidade sugeriu ao homem que calculava ganhar dinheiro com esta habilidade, o que Beremiz nunca tinhapensado antes. Então ele o convida para fazer companhia numa viajem até Bagdá, Beremiz aceita o convite e vão então os dois nessa aventura.
Durantes as viagens, de um lugar para o outro, Beremiz ia resolvendo problemas matemáticos, os quais ninguém havia obtido solução até o momento, como o dos 35 camelos, o dos quatro quatros, o do joalheiro, o dos 21 vasos, o do jogo de xadrez, o dos trêsmarinheiros, o das abelhas, o da metade de x da vida, o dos números 1425.875, entre outros.
Após vários problemas resolvidos ficou reconhecido, inclusive por ter respondido correto as perguntas feitas pelos sábios e casou-se com Telassim, sendo um dos melhores problemas que resolveu.
CAPÍTULO VII

Estava Beremiz dando continuidade a sua longínqua viagem quando se deparou com uma inusitada figura, ummercador do deserto, ouvindo falar de suas façanhas com a matemática desafiou-o com mais um cálculo e disse:
- Dar-lhe-ei de presente um belo turbante azul se souber explicar certo mistério encontrado em uma soma, que há dois anos me tortura o espírito.
- Emprestei certa vez a quantia de 100 dinares, sendo 50 a um cheique de Medina e outros 50 a um judeu do Cairo. O medinense pagou a dívidaem quatro parcelas, do seguinte modo:
Pagou 20, ficou devendo 30
Pagou 15, ficou devendo 15
Pagou 10, ficou devendo 5
Pagou 5, ficou devendo 0
Soma 50 Soma 50
Repare, meu amigo que tanto a soma das quantias pagas como a dos saldos devedores são iguais a 50. O judeu cairota pagou, igualmente os 50 dinares em quatro prestações, do seguinte modo:
Pagou 20, ficou devendo 30
Pagou 18, ficoudevendo 12
Pagou 3, ficou devendo 9
Pagou 9, ficou devendo 0
Soma 50 Soma 51
Convém observar agora que a primeira soma é 50 como no caso anterior, ao passo que a outra dá um total de 51.
Não sei explicar essa diferença de 1 que se observa na segunda forma de pagamento. Bem sei que não fui prejudicado, pois recebi o total da dívida, mas como justificar o fato de ser a segunda soma igual a 51 enão a 50?
- Meu amigo – esclareceu Beremiz -, isto se explica com poucas palavras. Nas contas de pagamento, os saldos devedores não tem relação alguma com o total da dívida. Admitamos que uma dívida de 50 fosse paga em três prestações: a primeira de 10, a segunda de 5 e a terceira de 35. Eis a conta, com os saldos:
Pagou 10, ficou devendo 40
Pagou 5, ficou devendo 35
Pagou 35, ficou devendo 0...
tracking img