Resumo - o corpo fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencia: PIRES, A. C; LAGE, D; HARTALIAN, N. O Corpo Fala: A importância dos gestos em entrevistas e dinâmicas de grupo. Eclética, PUC - Rio de Janeiro, v.8, n.16, jan/jun 2003. Disponível em < http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/ecletica%20n%C2%BA%2016%20completa.pdf > Acesso em 08 fev. 2013.
Resumo: O Corpo FalaPor:
Prof.ª:
O texto “o corpo fala”, deAna Carolina Pires, Danielle Lage e Natalia Hartlain para a revista Eclética da PUC-Rio, trata da comunicação não-verbal que pode revelar tanto um estado de espírito quanto ostraços da personalidade de uma pessoa. Nossos movimentos são reações físicas que se manifestam não somente pelo o que é dito, mas também pelos gestos e movimentos corporaisque auxiliam a linguagem articulada.
As autoras sustentam que, pelo fato de a linguagem não-verbal ser involuntária, inata e inconsciente, muitas vezes, diz aquilo que a razãotenta omitir, sendo recorrentemente usada para selecionar candidatos a vagas de emprego. Nessas situações, é preciso haver uma integração entre ambas as linguagens, uma vezque a linguagem corporal pode trair o que é falado.
Apesar disso, as autoras não recomendam memorizar regrinhas de linguagem corporal, pois, mesmo quem domina o controle docorpo, não consegue disfarçar o tempo todo, principalmente em dinâmicas de grupo. Elas explicam que isso ocorre porque o cérebro manipula essas duas linguagens de formasdiferentes, sendo a expressão corporal mais inconsciente.
Portanto, Pires, Lage e Hartlain aconselham que é imprescindível ser sincero e transparente em entrevistas de emprego.
tracking img