Resumo texto "o corpo fala"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto: “O Corpo Fala- A importância dos gestos em entrevistas e dinâmicas de grupo.’’.

Em “O Corpo Fala” as autoras Ana Carolina Pires, Danielle Lage e NataliaHartalian discorrem sobre a forma de comunicação, utilizada tanto por humanos quanto por animais, baseada na linguagem do corpo e também sobre a evidência e importância da mesma na vida profissional dosindivíduos, assim como em áreas de pesquisas de Psicologia e Recursos Humanos.
Segundo Pires, Lage e Hartalian, nós nos manifestamos não só pelo que dizemos, mas também pela maneira como as palavrassão ditas: os gestos, expressão facial, entonação da voz, postura. Nossos movimentos e atos podem revelar um estado de espírito, uma reação, ou até mesmo traços de nossa personalidade; são chamados pelapsicologia de signos fisionômicos ou cinestésicos e são naturais, espontâneos e inconscientes.
O nosso corpo também se expressa através de gestos involuntários, guiados por sentimentos esensações que, muitas vezes, dizem o que a razão quer omitir. De acordo com pesquisas na área de Recursos Humanos, essa linguagem corporal é um dos elementos mais influentes na comunicação, já que, muitasvezes, as pessoas se atêm tanto às palavras que se esquecem dos gestos e movimentos.
Para Profissionais de RH, embora haja um processo elaborado de pré- seleção e recolhimento de informações sobreos candidatos, o que mais influenciará a decisão final é a entrevista, na qual movimento e fala serão minuciosamente verificados e analisados. Através da linguagem não verbal, o avaliador é capaz deinferir quando o movimento trai a fala. Ana, Danielle e Natalia nos alertam para o fato de que, mesmo que nós dominemos o controle do nosso corpo, não conseguiremos disfarçar totalmente nossa linguagemcorporal, principalmente em dinâmicas de grupo.
Diante dessas constatações, as três autoras concluem o texto com um conselho: sermos nós mesmos e agir de forma natural nas entrevistas de...
tracking img