Resumo - o circulo viciolo letal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Discente- Thais Barros do Carmo
Texto - Um circulo Vicioso Mortal

Resumo
Segundo o Teólogo Leonardo Boff, no artigo Um Circulo Vicioso Mortal, demonstra que estamos acostumados aviver em um modelo de civilização e economia falidas, onde são oferecidas mudanças sobre esses sistemas que são incapazes de proporcionar uma linha de compromisso com a humanidade, noslevando a uma crise presos a um “circulo vicioso letal”.
De acordo com o autor, o crescimento do capitalismo ilimitado derivado da globalização, nos questiona quanto o espírito humano agüentaráao saber que uma pequena parte da população, consome, mas da metade de toda riqueza da terra, criando uma cultura do consumismo e desperdício exemplificado pela sociedade norte-americana,que ultrapassamos os limites consumo dos recursos da terra. Leonardo menciona propostas possíveis para que a humanidade aceite um novo modelo de cultura, desmerecendo a margem dodesenvolvimento mundial, centralizando a vida e a natureza, a partir da economia solidária, escambo de moedas e biocivilização da terra. Segundo Ele, essas propostas seriam facilmente inferidas noconvívio humano, mas não temos forças suficientes para ganhar a hegemonia, onde há centralização de poder e acumulo de riquezas pela minoria, e a grande maioria e excluída economicamentedesse processo.
Mencionado pelo teólogo, o consumismo descontrolado nos colocara nos limites da sobrevivência, onde viveremos com paradigmas socialistas não por vontade e sim pornecessidade, dividindo os recursos naturais suporta mentes existentes.
Finalizando o artigo, o autor afirma que segundo as palavras de Santo Agostinho, há dois fatores que proporciona atransformação do comportamento humano, o sofrimento e o amor, que desde já possamos aprender a amar e a sofrer por uma única causa, a fim de sermos uma “grande arca de Noé” que abrigue a todos
tracking img