Resumo e critica ao livro "amar, verbo intransitivo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Amar, Verbo Intransitivo “

O livro “Amar, verbo intransitivo” um romance que foi publicado em 1927 e refundido em 1944. Na década de 20 foi aplaudido com entusiasmo pela critica modernista eatacado pelas vozes passadistas.
Tem como autor o famosíssimo Mario de Andrade, que nasceu em São Paulo, fez o estilo modernista. Mario de Andrade morreu em 1945 em São Paulo e atualmente é consideradoum dos maiores escritores da literatura brasileira.
Na obra o autor conta uma lição de amar ou a iniciação amorosa do garoto Carlos, da burguesia paulistana. A professora de amor, que foi contratadapor seu pai Sousa Costa, é Elza que aos 35 anos não deixava de acalentar um romântico ideal de amor.
Quando a professora de amor, que era também professora de alemão e governanta da casa, chegou acasa dos Sousa Costa se deparou com 4 crianças: Maria Luísa, Alda, Laurita e Carlos. Como a maioria dos irmãos, os quatro brigavam muito, e Carlos por ser o mais velho acabava sempre machucando as irmãsmais novas. Foi nessa hora que Elza percebeu que teria muito trabalho, por que Carlos não passava de um garoto brincalhão e machucador.
No começo de suas aulas de alemão com Elza, o garoto eradesinteressado, e pra decepção da professora ele gostava mais do inglês. Depois com o passar do tempo, ele começa a se apaixonar pela professora, que vai conseguindo realizar sua missão, fazendo o garotoaprender alemão e despertando o seu interesse sexual.
E em uma das aulas de alemão, Carlos não mais resistindo aos charmes de Elza, a beija na boca. Depois de insistir muito, o garoto consegue queela permita a ida dele no seu quarto, onde tem a sua primeira relação sexual.
No final da historia seu pai lhe prega uma peça, contando ao filho que Elza era uma aventureira, e que ele era um ingênuo,fazendo com que Carlos tenha sua primeira desilusão amorosa.
Na minha opinião, um dos melhores livros de literatura é “Amar, verbo intransitivo” e um dos meus preferidos, pois trata de uma...
tracking img