Resumo: a preciosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos Individuais e Coletivos

Direito à vida: é o mais importante de todos, esse alcança o direito de permanecer vivo (não ser morto). O Estado deve assegurar direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, lazer, vestuário, à educação, o direito ao afeto e à livre expressão da sexualidade, ou seja, as mínimas condições para que o homem possa viver condignamente.
Veda-se a aplicação depena de morte, exceto nas hipóteses de estado de guerra.

Direito à liberdade: liberdade de locomoção e circulação, liberdade de pensamento (opinião, religião, informação, artística, comunicação do conhecimento), liberdade de expressão coletiva em suas várias formas, de reunião, de associação.
Liberdade de ação profissional, ou seja, livre escolha de exercício de trabalho, ofício e profissão.Liberdade de conteúdo econômico e social.

Direito de Igualdade: o constituínte estabeleceu verdadeira equiparação entra as pessoas, de sorte que a priori há muitas dificuldades para equacionar a tão falada igualdade, na medida em que é da essência humana a diferênça.A igualdade racial e entre homens e mulheres. Princípio da igualdade perante a lei, consistente no tratamento igual a situaçõesiguais e tratamento desigual a situações desiguais, é vedado distinções de qualquer natureza; as discriminações são proibidas expressamente no art. 3º, IV, que diz: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação; proíbe também, diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade,cor, estado civil ou posse de deficiência.

Direito á Segurança: este direito importa na preservação ds demais liberdades, inclusive do direito à vida. Além de segurança pública em oposição à vis inquietativa, não se deve perder de vista a necessidade de segurança jurídica, na exata medida da tutela das relações interpessoais, com a garantia da coisa julgada (decisão irrecorrível), do atojurídico perfeito e também do direito adquirido.

Direito à propriedade: o conceito do direito civil de usar, gozar e dispor de alguma coisa, não resiste a uma comparação maior.
Para a Constituíção, o direito de propriedade abrange todo o direito de conteúdo econômico ou patrimonial (propriedade, usofruto, uso, direito autoral, crédito, etc.) que deve seguir uma função social (utilidade).

Em suma,esses direitos são muito importantes para a pessoa humana, são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida, ou seja, respeitar os Direitos Humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, de etnia, de orientação sexual. Para que exista a igualdade de direitos, épreciso respeito às diferenças.

Filme: Preciosa

Preciosa, uma menina de 16 anos, grávida pela segunda vez do próprio pai, cresce pobre, irritada, gorda e sem amor, sua mãe, é preguiçosa, arrogante, abusiva. Convive com uma família desajustada é abusada sexualmente pelo próprio pai e maltratada pela mãe. Desprezada pelo marido, a mãe de Preciosa, desconta nela toda sua raiva e ciúmes.
Todo estesofrimento gera consequências, como a falta de auto-estima que faz Preciosa se esconder do mundo e encobrir, por exemplo, o fato de não saber ler ou escrever. A jovem tem uma segunda chance graças a uma assistente social que a encaminha para uma instituição alternativa. Na professora, Preciosa encontra a força para mudar o rumo de sua história.
A mãe de Preciosa usa a criança para obter obenefício do governo, pago pelo Estado, uma vez que naquele momento não está trabalhando e "cuida do neto que tem síndrome de dawn" .
Preciosa e a mãe são visitadas pela Assistente Social do programa de assistência do governo A Assistente Social tem um perfil totalmente institucionalista, tecnicista comprometida apenas com o programa de assistência gerido pelo governo, ela questiona a mãe de...
tracking img